Notícias
Leiria estreia Festa dos Museus com 120 atividades
Leiria realiza, nos dias 15 a 18 de abril, a primeira edição da Festa dos Museus, que leva, a seis espaços do concelho, mais de 120 atividades, entre as quais uma homenagem ao património imaterial português, protegido pela UNESCO.
Leiria realiza, nos dias 15 a 18 de abril, a primeira edição da Festa dos Museus, que leva, a seis espaços do concelho, mais de 120 atividades, entre as quais uma homenagem ao património imaterial português, protegido pela UNESCO.
O programa já foi apresentado e, segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, será "uma proposta nunca antes tentada em Leiria", que ambiciona "fixar-se no calendário dos museus nacionais".
De portas abertas para 50 horas de atividades vão estar, durante quatro dias, o Museu de Leiria, o Castelo de Leiria, o Moinho do Papel, o mimo - Museu da Imagem em Movimento, o Agromuseu D. Julinha e o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, no Lapedo.
"Nestes dias, os museus de Leiria não vão passar despercebidos. Vai ser um virar de páginas para estes espaços", considera o vereador, que espera "milhares de visitas", na Festa dos Museus.
A iniciativa servirá para "quem não conhece os museus de Leiria os visitar gratuitamente", e também para reforçar a oferta cultural, levando o público a voltar a eles.
O programa está recheado de visitas guiadas, inaugurações, conversas, espetáculos de dança ou concertos, que incluem nomes como Rão Kyao e JP Simões.
A Festa dos Museus contempla uma homenagem ao património imaterial nacional, classificado pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO): Ouvir-se-á fado no Castelo de Leiria, cante alentejano no Museu de Leiria e serão feitas conversas sobre arte chocalheira, no Moinho do Papel.
"É o programa mais completo de Portugal em contexto da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Já recebemos um agradecimento da Direção-Geral [do Património Cultural] pelo programa", afirmou hoje o responsável da Cultura da autarquia.
Segundo Gonçalo Lopes, a Festa dos Museus é "mais um contributo para a dinâmica de uma cidade que se quer afirmar culturalmente a nível local, nacional e também a um nível europeu". Leiria trabalha atualmente para se candidatar a Capital Europeia da Cultura.
in Diário de Notícias | 29 de março de 2016
no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias