"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma Vida

O apresentador e jornalista Carlos Cruz lança pela primeira vez a sua autobiografia.

Carlos Cruz fez história na televisão e na rádio nacionais e criou e participou em programas que ainda hoje marcam a memória dos portugueses. Durante um ano, o apresentador e jornalista escreveu mais de mil páginas sobre a sua própria história e, a 21 de março, chega às livrarias Uma Vida, a sua primeira autobiografia, com a chancela Albatroz.
Neste livro, que contém mais de 250 fotografias, Carlos Cruz fala-nos sobre a sua infância e juventude, o serviço militar, a vida cosmopolita dos anos 60, os seus relacionamentos amorosos, sobre a visita do Papa Paulo VI a Portugal, a RTP no pós-25 de Abril, o seu envolvimento no Euro 2004 e sobre os famosos programas de televisão e rádio, como o Zip Zip, o Noites Marcianas ou o Pão com Manteiga. Jornalista e apresentador com uma experiência incomparável, Carlos Cruz vai refletindo ainda sobre o trabalho e as transformações da comunicação social ao longo das últimas décadas.
Uma Vida inclui prefácios de Adelino Gomes e Virgílio Castelo e um posfácio de Carlos do Carmo. No dia 22 de março, realiza-se uma sessão pública de lançamento deste livro, às 18:30, no Altis Grand Hotel (Rua Castilho, 11, Lisboa), e a apresentação estará a cargo de D. Januário Torgal Ferreira. Colaborarão nesta sessão os músicos Jorge Quintela, Nanã Sousa Dias e Paulo Ramos e haverá ainda uma participação especial de Ruy de Carvalho.


OPINIÕES
Esta autobiografia constitui um verdadeiro manual. Útil para jornalistas (aspirantes e profissionais), e penso que muito curioso para as pessoas, antigamente conhecidas por audiências.
Adelino Gomes

 

SINOPSE
Este livro esteve para se chamar «Entre lobos e cordeiros»: quando estava quase a conclui-lo, caiu-me nas mãos, por mero acaso, a fábula «O lobo e o cordeiro», de La Fontaine. Relendo-a senti que, de alguma forma, quase toda a minha vida foi passada entre essas duas espécies. Outras espécies passaram por mim, mas em minoria, e sem deixar marcas. Recordei que muitos lobos se travestiam de cordeiros, para se infiltrarem no rebanho, e também que vi cordeiros mascarados de lobos para tentarem sobreviver no meio dos predadores. Mas qualquer deles acabou sempre por revelar a sua natureza. Deixo ao leitor, se achar que vale a pena, o jogo de tentar identificar na narrativa quem são uns e outros. E, como todos temos também a nossa própria natureza, não prevejo unanimidade.


O AUTOR
Nasceu a 24 de Março de 1942 na aldeia de Parceiros de S. João (Torres Novas). Iniciou a sua carreira na Comunicação Social em Luanda. Aos 14 anos de idade, com um relato de futebol.
Desempenhou em poucos anos todas as tarefas de locutor na Rádio e, a partir de 1962, em Portugal, também na Televisão. Trabalhou na RTP, onde foi Diretor-adjunto de Informação, Diretor de Programas (por duas vezes) e Diretor Coordenador do Canal 1 (Programas e Informação). Trabalhou também na TVI, onde foi Diretor de Antena, e na SIC.
A sua longa atividade profissional estendeu-se a todas as disciplinas: rádio, televisão, imprensa, edição discográfica, cinema, teatro, relações públicas e publicidade.
Foi Conselheiro de Imprensa da Missão Portuguesa junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, conseguindo nessa altura para Lisboa um Centro de Informação da ONU, e dirigiu com êxito a campanha para a atribuição a Portugal da organização do Campeonato Europeu de Futebol de 2004.
A sua atividade como apresentador, produtor e realizador, na Rádio e na Televisão, foi galardoada com inúmeros prémios: Microfone de Ouro, mais de uma dúzia de Se7es de Ouro e quase outros tantos Prémios Nova Gente; vários prémios (incluindo o de Prestígio) e menções honrosas da Casa da Imprensa; o único troféu instituído pela TV Mais e um Globo de Ouro da SIC e Revista Caras; Prémio Eles e Elas, Antena de Prata da Rádio local da Guarda e da Rádio Universidade do Marão; Prémio Procópio, Prémio TV Guia, Prémio Imagem do Portugal Fashion; Personalidade do Ano da Câmara Municipal de Gaia, Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Oeiras; Medalha de Prata da APAV, Prémio Galileu; Troféu 25 anos da RTP e Troféu do Expresso como umas das 25 personalidades de maior destaque na Sociedade Portuguesa (1974-1979).
Em 2000 foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique pelo seu contributo para o audiovisual português.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,237