Notícias
INventa MUSEU destaca medalhões de cera do Convento das Chagas de Lamego
Depois de pouco mais de um ano do lançamento do primeiro número da revista “INventa Museu”, o Museu de Lamego chega ao número 4 desta publicação que desde o seu início pretendeu “dar voz” ao trabalho da secção de inventário.
Nesta nova edição, são os medalhões de cera branca do retábulo relicário de São João Evangelista, originário do Convento das Chagas de Lamego, a ganhar destaque.
Ao todo são trinta os medalhões dedicados ao Agnus Dei, disseminados por toda a capela, estrategicamente enquadrados e integrados nos elementos da estrutura entalhada, colocados no centro de painéis, nos frisos, nas cartelas ou nos ângulos que enquadram os arcos dos nichos, de pequenas e variáveis dimensões.
O trabalho de inventário que agora se apresenta surge na sequência da intervenção de conservação e restauro de que o retábulo foi alvo, iniciada em novembro de 2013. A sua desmontagem integral possibilitou um estudo aprofundado em diversas vertentes, tendo mesmo dado origem à exposição da escultura “A Glorificação do Divino” e respetivo catálogo.
Num formato equilibrado, a INventa MUSEU destina-se tanto à comunidade científica e académica como ao público generalista, o que torna o seu formato acessível, gratuito e online. Desta forma, o Museu de Lamego volta a dar cumprimento a um dos grandes objetivos, que passa pelo desenvolvimento de um programa de publicações em linha e alargado aos mais diversos públicos.
Sem periodicidade e formato fixos, dado que o contínuo trabalho de inventário alterna o seu ritmo consoante a natureza e complexidade de cada bem inventariado, a “INventa MUSEU” já se centrou no estudo de uma Cruz Relicário indo-portuguesa, na Bíblia “dita” de Lamego e numa coleção de fotografias sobre os jogos tradicionais nas escolas de Lamego em finais da década de 70 do século XX.
Disponível no site do Museu de Lamego, em www.museudelamego.pt.