"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ANUNCIADOS OS "7 SITIOS MAIS AMEAÇADOS" 2016

Da primeira seleção constava o Palácio de Valflores em Santa Iria da Azóia

O Sitio Arqueológico de Ererouyk e a Aldeia Ani Pemza na Arménia, a Fortaleza de  Patarei em Tallin, na Estónia, o Aeroporto de Helsinki-Malmi, na Finlândia, a Ponte Colbert em Dieppe, França,o Kampos de Chios, na Grécia, o Convento de Santo António de Pádua, na região da Extremadura, em Espanha e a Cidade Antiga de Hasankeyf e Arredores, na Turquia foram os monumentos e sítios escolhidos como os “7 mais ameaçados” 2016.

O anúncio foi feito, tal como previsto, a 16 de Março, em Veneza, pela Europa Nostra, principal organização europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, e pelo European Investment Bank Institute.

Os monumentos e sítios agora divulgados foram escolhidos para o programa ‘Os 7 mais ameaçados’ 2016, a partir de um conjunto de 14, que incluiam sítios arqueológicos, edifícios públicos, residenciais e religiosos, uma ponte, um aeroporto e, até, a Lagoa de Veneza, localizados em 14 países, previamente selecionados por um painel internacional, composto por reputados peritos.

Dessa primeira seleção, tornada pública no final do ano passado, constava o Palácio de Valflores em Santa Iria da Azóia, concelho de Loures, construído no século XVI e considerado um exemplo da arquitetura residencial renascentista em Portugal, candidatado pelo Centro Nacional de Cultura. Apesar da classificação como Imóvel de Interesse Público, o palácio, propriedade da Câmara de Loures, "encontra-se em avançado estado de degradação e corre o risco de colapso", indicava a organização, em dezembro, aconselhando uma "intervenção prioritária" a "concentrar-se na estabilização e consolidação do edifício, a fim de travar a sua deterioração". 

O programa ‘Os 7 mais ameaçados’ foi lançado em janeiro de 2013 pela Europa Nostra em conjunto com o Instituto do Banco Europeu de Investimento, parceiro fundador, e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, parceiro associado. Foi inspirado num programa de sucesso gerido pelo Fundo Nacional para a Preservação Histórica sediado nos EUA. ‘Os 7 mais ameaçados’ não é um programa de financiamento. Pretende servir como catalizador da ação e promover o “poder do exemplo”. ‘Os 7 mais ameaçados’ conta com o apoio do programa Europa Creativa da União Europeia, no âmbito do projecto de rede da Europa Nostra ‘Mainstreaming  Heritage’.

Porque os 14 monumentos e sítios foram escolhidos tendo em conta o seu valor patrimonial e cultural, bem como a grave situação de risco em que se encontram, a Europa Nostra e o Instituto do Banco Europeu de Investimento manifestaram abertura para acompanhar Portugal na recuperação do Palácio de Valflores, apesar deste não ser um dos escolhidos para os 7 mais em perigo.

Portugal foi já selecionado nas duas edições anteriores do programa “7 mais ameaçados”, tendo contado com o apoio da Europa Nostra e do European Investment Bank Institute para a recuperação da Igreja do Convento de Jesus, em Setubal (2013), e dos carrilhões do Convento de Mafra (2014).

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,883,705