Notícias
Curta-metragem portuguesa premiada no Festival de Tampere
A curta-metragem “Blood Brothers”, de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, venceu o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Tampere.
“Blood Brothers” acompanha uma noite na vida dos Forcados Amadores de Montemor. De regresso à mais importante arena do país pela primeira vez após a morte do seu líder, estes forcados terão de demonstrar que o seu espírito vencedor ainda vive entre eles.
O filme, que ainda não teve estreia em Portugal, já passou por festivais de cinema no México, França, Espanha, Reino Unido, Eslováquia, Itália, Países Baixos, Coreia, Lituânia e Rússia.
O prémio foi atribuído pelo júri da competição internacional composto por Lauris Abele (Letónia), E.G. Bailey (EUA), Tatu Pohjavirta (Filândia), Alina Rudnitskaya(Rússia) e Enrico Vannucci (Itália).
O Festival de Cinema de Tampere, um dos festivais de cinema mais antigos e de maior prestígio a nível internacional, é, todos os anos, o ponto de encontro de profissionais da indústria cinematográfica. A 46ª edição do festival decorreu entre os dias 9 e 13 de março naquela cidade finlandesa.
Filmes da Agência premiados na Monstra
Também este fim de semana, a Monstra atribuiu à curta-metragem “Estilhaços” de José Miguel Ribeiro o Prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa, o Prémio do Público e uma Menção Honrosa. O festival de animação lisboeta atribuiu também a “Amélia & Duarte”, de Alice Guimarães e Mónica Santos, o Prémio SPA | Vasco Granja de Melhor Filme Português.
Já a produção da Curtas Metragens CRL, “Nossa Senhora da Apresentação”, realizada por Abi Feijó, Alice Guimarães, Daniela Duarte e Laura Gonçalves, e o filme “Within”, de Natália de Azevedo Andrade, foram distinguidos com menções honrosas.
Os filmes integram o catálogo da Agência da Curta Metragem. Criada em 1999 pela Curtas Metragens CRL, entidade que realiza há mais de duas décadas o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a Agência da Curta Metragem assume um papel de extrema importância na projeção internacional das curtas-metragens portuguesas, quer através de ações de promoção em diversos festivais de cinema, quer através da organização de programas especiais retrospetivos ou de iniciativas como O Dia Mais Curto. Atualmente, o catálogo da Agência da Curta Metragem integra quase 400 filmes, de autores emergentes e de conceituados realizadores portugueses.