Débora Umbelino tem 21 anos e chega de Leiria, mas o que nos traz vem de locais bem mais exóticos.
SURMA é o seu projecto one-woman-band, onde domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da electrónica para o noise e nos levam para paragens mais ou menos incertas, com paisagens desconhecidas e muito prazer na viagem.
Os últimos quatro anos foram passados entre módulos de voz e contrabaixo no Hot Clube de Portugal e o início do curso de pós-produção audiovisual. Os últimos quatro meses foram passados na estrada em mais de trinta concertos a solo, entre Portugal e Espanha, com um curto interregno para registar este seu primeiro tema, Maasai, onde conta com a produção de Emanuel Botelho (ex-Sensible Soccers) e mistura e masterização de Paulo Mouta Pereira (produtor dos Les Crazy Coconuts e músico de David Fonseca). O vídeo, concebido e filmado por Eduardo Brito (que já havia realizado "Shoes For Man With No Feet" dos First Breath After Coma) conduz-nos numa viagem de procura e desencontro na cidade fantasma de Doel. Surma é um dos mais recentes nomes da Omnichord Records e o seu primeiro disco sairá no próximo inverno.
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.