"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Agostinho da Silva - Uma Antologia Temática e Cronológica

3.ª edição da Antologia de Agostinho da Silva, publicada nas comemorações dos 110 anos do nascimento do Pensador.

O lançamento da obra Agostinho da Silva - Uma Antologia Temática e Cronológica, selecção, organização, introdução e apresentações de Paulo Borges, terá lugar dia 17 de fevereiro, pelas 18:00 horas, no decorrer do Colóquio Internacional “Agostinho da Silva: pensador universal do tempo presente”, que se realizará na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A apresentação fica a cargo do Dr. Miguel Real.

 

Sinopse:

Reúnem-se nesta Antologia textos fundamentais de Agostinho da Silva, ordenados temática e cronologicamente, numa introdução cómoda ao seu vasto pensamento e obra.

Figura absolutamente ímpar da cultura luso-brasileira, Agostinho da Silva deixou, entre a sua vinda ao mundo, a 13 de Fevereiro de 1906, e a sua partida dele, no domingo da Ressurreição, em 3 de Abril de 1994, uma vida exemplar e pujante de pensamento e acção: das traduções e estudos clássicos à educação popular, da insubmissão perante o antigo regime à prisão e auto-exílio no Brasil, da fundação de universidades e centros de estudos ao aconselhamento de presidentes, governos e políticas culturais internacionais, da criação de vasta rede de amizades em todo o mundo à partilha dos recursos com os mais necessitados, do domínio de múltiplas línguas à publicação de imensa obra pedagógica, científica, literária e filosófica, da conversão da casa de Lisboa em tertúlia aberta à intensa e viva presença mediática no final da vida e à antecipação de um novo paradigma cultural e civilizacional, centrado na realização plena de cada ser humano ao serviço do bem da Terra e de todos os seres.

Espírito livre, inconformista e original em todos os domínios, colocou as ideias e a vida ao serviço do pleno cumprimento de todas as possibilidades humanas. Em conformidade, e na linha de Luís de Camões, Padre António Vieira, Fernando Pessoa e Jaime Cortesão, intuiu a superior vocação da cultura portuguesa, brasileira e lusófona como a de oferecer ao mundo o seu espírito aberto, fraterno e universalista, contribuindo para a criação de uma comunidade ético-espiritual mundial onde se transcendam e harmonizem as diferenças nacionais, culturais, ideológicas e religiosas.

Inspirador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), antecipou a urgência da consciência ecológica e ecuménica e da ética animal, propondo um verdadeiro diálogo inter e trans-cultural, inter e trans-religioso, entre o Norte e o Sul, o Ocidente e o Oriente, como forma de superar preconceitos e antinomias que sempre resultam em ignorância, opressão e violência. Pensador do terceiro milénio, é hoje referência incontornável da cultura lusófona e do debate de ideias que, nesta crise e fim de ciclo civilizacional, nos desafia a um Renascimento integral e planetário.

 

Paulo Borges é professor de Filosofia na Universidade de Lisboa, onde trabalha nas áreas de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia em Portugal.

Sócio-fundador e ex-membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Sócio-fundador e ex-presidente (2002-2014) da Direcção da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética.

Coordenador do movimento cívico Outro Portugal Existe.

Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil. Autor e organizador de 45 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro, entre os quais: Agostinho da Silva. Dispersos, 1988; 1989 (2.ª edição). Obras de Agostinho da Silva, 12 vols., 1999-2003; Tempos de ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva, 2006; Línguas de Fogo. Paixão, Morte e Iluminação de Agostinho da Silva, 2006; Uma Visão Armilar do Mundo. A vocação universal de Portugal em Luís de Camões, Padre António Vieira, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, 2010; Agostinho da Silva: Penseur, écrivain, éducateur (com Idelette Muzart-Fonseca dos Santos e José Manuel Esteves), 2010; É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa, Lisboa, 2013; Nietzsche, Pessoa e Freud (com Nuno Ribeiro e Cláudia Souza), 2013; Entraña Extraña, 2014; Quem é o meu próximo?, 2014; O Coração da Vida, 2015; Outro Portugal Existe, 2015; A Ode Marítima de Álvaro de Campos (com Nuno Ribeiro e Cláudia Souza), 2016.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,151