Notícias
open call :: Arquiteturas Film Festival 2016 já está em construção
Lisboa, de 12 a 16 de outubro, dedicado ao tema “Rehab Nation”
Até dia 1 de maio estão abertas as candidaturas ao open call internacional, através do qual serão selecionados filmes de cineastas, artistas e outros criadores portugueses ou estrangeiros para integrarem a competição e o cartaz da edição de 2016 do festival.
O Arquiteturas marca o calendário cultural lisboeta com um programa dedicado à descoberta, reflexão e criação contemporânea, onde arquitetura e cinema se cruzam para proporcionar ao público um cartaz de filmes ímpar, que é alargado a conversas, master classes, visitas-guiadas, workshops, entre outras atividades que animam várias salas de cinema e outros locais emblemáticos da cidade.
Anualmente o festival promove um concurso internacional destinado a selecionar filmes para exibição no seu cartaz. Em 2016 os filmes selecionados através do open call competem emquatro categorias distintas, que serão avaliadas e premiadas por um júri formado por peritos convidados, às quais acresce um prémio atribuído por votação direta do público.
O propósito do Arquiteturas é descobrir e apresentar filmes dirigidos por cineastas, artistas e outros criadores, que através da imagem em movimento intersetem ou ampliem as linguagens do cinema, da arquitetura, do design e das artes visuais. “O Arquiteturas parte da arquitetura, mas como festival de cinema dedica-se à interseção de disciplinas e práticas de criação artística, baseadas na imagem em movimento. O que resulta na apresentação de um cartaz e programa singulares, com filmes que nos proporcionam visões ricas e transdisciplinares do contexto contemporâneo.”, sublinha Sofia Mourato, Diretora e Fundadora do Arquiteturas Film Festival.
Para a edição de 2016, o Arquiteturas procura curtas e longas metragens, documentais, experimentais, de animação e ficção, que reflitam sobre o tema “Rehab Nation” e explorem as conotações que podem estar associadas à ideia, conceito ou processo de “reabilitação”. Da reabilitação dos velhos centros históricos à gentrificação dos bairros turísticos, da falta de investimento na habitação social à construção de novos sentidos de comunidade, da privatização do espaço público à emergência de novas formas de intervenção urbana.
Em suma, múltiplos pretextos e um convite para criar, pensar e debater a forma como atualmente vivemos os nossos espaços e as nossas cidades. “Acredito que o pensamento que é motivado pela arquitetura ultrapassa a própria disciplina e os seus profissionais. O convite que o Arquiteturas lança aos criadores, e que durante o festival será alargado ao público, parte exatamente deste pressuposto, porque todos somos arquitetos do mundo que nos rodeia e todos somos capazes de arquitetar o nosso pensamento sobre este”, conclui Sofia Mourato.
Os criadores que desejem candidatar os seus filmes ao OPEN CALL ARQUITETURAS’16 - 4th INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, devem fazê-lo até ao dia 1 de maio, mediante a consulta prévia do regulamento que se encontra disponível na plataforma online Film Festival Live, através da ligação: http://www.filmfestivallife.com/Architecture-Film-Festival-Lisbon.
OPEN CALL ARQUITETURAS’16 - 4TH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL:
Data limite para o envio de filmes: 1 de maio
Divulgação dos filmes selecionados: 15 de junho
Atribuição dos Prémios: 16 de outubro (encerramento do festival)
O Arquiteturas Film Festival integra quatro categorias de competição e atribuirá cinco prémios, são estes: Prémio para Melhor Filme Internacional, Prémio Melhor Filme Português, Prémio Novo Talento, para portugueses ou estrangeiros em estreia no festival, Prémio para Melhor Filme Experimental, para trabalhos que explorem novas abordagens à imagem em movimento ou contribuam para ampliar a linguagem cinematográfica, e Prémio do Público atribuído pela audiência ao melhor filme em ambas as competições nacional e internacional.
As categorias e prémios para Melhor Filme Internacional e Melhor Filme Português destinam-se a ambos os formatos - curtas metragens até 49 minutos e filmes com uma duração superior a 50 minutos. Apenas os filmes concluídos após o dia 1 de janeiro de 2015 serão admitidos em competição, contudo no festival podem ser exibidos filmes fora da competição que tenham sido concluídos antes desta data.
Sobre o Arquiteturas Film Festival:
- O Arquiteturas nasceu em 2013 e é um projeto promovido pelo laboratório DYMA – Do you mean architecture, dedicado à investigação e criação alicerçadas nas relações interpessoais, na arquitetura e nas artes audiovisuais;
- O festival advoga que “não há cinema sem Arquiteturas” e apresenta-se uma mostra internacional de filmes documentais, experimentais, de animação e ficção, inspirados pela arquitetura;
- Divulga a arquitetura em fusão com o cinema, o design e as artes visuais, procurando valorizar e impulsionar a circulação internacional de trabalhos baseados na imagem em movimento, de criadores que atuam na interseção de disciplinas e linguagens artísticas;
- Promove um programa paralelo que é destinado a ampliar a reflexão em torno do tema que é tratado a cada ano pelos filmes em cartaz, a conversas, master classes, workshops, visitas-guiadas, entre outras atividades que decorrem em várias salas de cinema e espaços da cidade de Lisboa;
- Realiza-se em Lisboa e visa projetar a cidade como uma sala de cinema global, aberta à criação e aos criadores contemporâneos - os grandes arquitetos do mundo atual;
- Realizadores, produtores de cinema, cinéfilos, artistas, estudantes, profissionais e todas as pessoas interessadas pela cultura e arte, são convidadas a participar e a arquitetar cada nova edição do festival;