"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Um ano em Serralves. Museu mostra-nos Gillick, Tillmans e muito mais

Primeira grande exposição de Silvestre Pestana é outro dos destaques do ano.

Exposição "Campanha", de Liam Gillick, é um dos destaques de 2016 [Foto: DR]

O Museu de Serralves, no Porto, vai iniciar a programação de 2016 com duas estreias nacionais: Liam Gillick e o prémio Turner Wolfgang Tillmans, num ano com a "primeira grande exposição dedicada" a Silvestre Pestana.
Ainda não prevista pelo programa de atividades apresentado esta terça-feira, em conferência de imprensa, está a exposição das obras do catalão Joan Miró provenientes do antigo Banco Português de Negócios, tema sobre o qual a presidente do Conselho de Administração, Ana Pinho, disse apenas que gostaria que tivesse lugar na Casa de Serralves no Outono deste ano.
Num ano em que o orçamento da fundação cresceu "ligeiramente", o Museu de Serralves anunciou ainda que, entre 19 de Junho e 18 de Setembro, vai ter lugar a exposição "Álvaro Siza: O caminho das ideias ou um arquivo em ação", que já explora o arquivo do arquiteto, em parte depositado no museu.
Ao longo de 2016 vai decorrer um "ciclo de cinema pré-programa Casa do Cinema Manoel de Oliveira", comissariado por António Preto, que vai "apresentar uma série de ciclos e programas de cinema" que inclui "filmes dos anos 1960 e 1970 em paralelo com a exposição da Coleção Sonnabend".
A mostra da Coleção Sonnabend vai acontecer entre 6 de Fevereiro e 8 de Maio, comissariada por António Homem, e é, segundo a diretora do museu, Suzanne Cotter, "muito mais cara em termos de enfoque" do que a realizada na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, em Lisboa, no ano passado, incluindo peças desde a década de 1950 até aos anos 2000.
A 28 de Janeiro abre a exposição do britânico Liam Gillick intitulada "Campanha", que vai percorrer todo o ano, refletindo "a atenção constante dedicada pelo artista a questões de processo, participação, coletividade e tomada de decisões", segundo o programa.
Dois dias depois é inaugurada a estreia em Portugal do alemão Wolfgang Tillmans, o primeiro fotógrafo a receber o prémio Turner, no ano 2000, e que incluirá 160 trabalhos do artista, numa mostra desenhada especificamente para as galerias de Serralves.
Depois de, em 14 de Maio, abrir a exposição dedicada a Giorgio Griffa, no dia 28 de Maio começa a exposição de Silvestre Pestana, de nome "Techno-form", que vai abranger "desenhos, fotografias, 'poemas para computador' e esculturas".
Entre muitos outros eventos da programação, que incluem o Serralves em Festa a 4 e 5 de Junho, o diretor do parque de Serralves, João Almeida, lembrou os diversos destaques daquele espaço durante 2016, que este ano incluem um Ciclo do Mel com cursos de apicultura natural e cursos de equitação natural.

 


in Renascença | 19 de janeiro de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,886,392