Notícias
Primeiro ano de Gestão da zona dos cozidos das Furnas encerra com balanço positivo
150 mil visitantes é o número que encerra o balanço do primeiro ano de gestão camarária na zona da Lagoa das Furnas.
Os meses de junho, julho, agosto e setembro foram os que registaram o maior número de visitas. No entanto, foi de notar que, logo a partir de abril, o número de visitantes cresceu exponencialmente, atingindo um pico, em agosto, com mais de 25 mil entradas.
Para operacionalizar a zona dos cozidos das Furnas foi necessário realizar um investimento inicial de 67 mil euros, segundo o Presidente do Concelho da Povoação, que incluiu a compra de maquinaria, material de transporte, equipamento diverso, recuperação e remodelação de algumas infraestruturas.
Neste momento estão ao serviço na Lagoa das Furnas 21 colaboradores, a maioria em programas socais. Ao longo deste primeiro ano de gestão, Pedro Melo acrescentou ainda que foram investidos alguns milhares de euros que incluíram a contratação de pessoal, policiamento e ainda algumas despesas correntes, que contribuíram para o bom funcionamento do espaço em causa, investimentos que produziram efeitos muitos positivos na imagem que a autarquia pretendeu dar dos novos serviços prestados na lagoa das Furnas.
Recorde-se que a Câmara Municipal da Povoação criou, em 2015, na zona dos cozidos da lagoa das Furnas os serviços receção e atendimento, apoio e orientação aos visitantes, reserva de covas, transporte de panelas, colocação dos cozidos, manutenção e limpeza dos espaços e dos WC, guarda e fiscalização durante 24 horas, segurança dos visitantes, transporte de pessoas com dificuldade de locomoção, recolha e transporte de lixo, orientação e controlo do trânsito e manutenção permanente de mesas e passadiços.