"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Livraria Lello com entrada livre na celebração do 110.º aniversário

Foto: Nelson Garrido

Inaugurada em 1906, a Lello tornou-se património histórico do Porto e foi classificada como monumento de interesse público em 2013.

A mais antiga livraria do Porto comemora esta quarta-feira 110 anos de história com entrada livre, em clima de festa e de ode às artes, na presença do ministro da Cultura, João Soares. Das 10h às 21h, música e declamação celebram a história da livraria, para a qual serão convocados Camilo Castelo Branco e Florbela Espanca.

Para os que passarem em frente à Lello & Irmão, na Rua das Carmelitas, no dia em que a livraria comemora um século e uma década de portas abertas, está reservado um pouco de literatura gratuita com a distribuição de cerca de cem exemplares de A Lágrima, de Guerra Junqueiro.

Quem não conhece o interior do edifício, que, mais do que uma livraria, se tornou património histórico portuense, pode ao longo do dia visitar o espaço gratuitamente pela primeira vez desde que, em Julho do ano passado, o acesso passou a ser pago. Adaptando-se à nova realidade do turismo e às dificuldades do sector livreiro, a Lello cobra regularmente 3€ aos visitantes, e criou um cartão de Amigo, que custa 10€ dedutíveis em compras ao longo do ano, para clientes fiéis.

Classificada como monumento de interesse público e considerada uma das mais bonitas do mundo pela imprensa internacional – desde o The Guardian, à revista Time e à CNN – a livraria foi palco de tertúlias e espectáculos ao longo dos anos, e é com as artes que celebra o aniversário. Para além da poesia, o quarteto de saxofones da Banda Sinfónica Portuguesa e momentos de representação marcarão o evento. O vinho do porto, os pastéis de nata e os jesuítas levam a gastronomia portuguesa a acompanhar a literatura nacional.

Concebido em 1906 para acolher as altas estantes de livros que revestem as suas paredes, o espaço distribui-se por dois pisos, ligados por uma emblemática escadaria de madeira, sob  um imponente tecto. Aos primeiros mil visitantes do dia de aniversário, a livraria oferece um coleccionável de fotografias antigas, tiradas no dia da inauguração, 13 de Janeiro de 1906.

Mais de cem anos depois, a arquitectura neogótica da fachada e todo o interior da Lello - que inspirou J. K. Rowlling para os livros de Harry Potter – mantêm-se num excelente estado de conservação e têm atraído milhares de turistas. Dos bustos de grandes nomes da literatura aos bancos de madeira revestidos a couro, até aos livros antigos e religiosamente conservados, a Lello sopra as velas com toda a saúde.


por Inês Moreira Cabral, in Público | 12 de janeiro de 2016
Texto editado por José António Cerejo
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,886,154