Notícias
Morreu David Bowie
Tinha 69 anos e tinha acabado de lançar um álbum de originais que surpreendeu o mundo.
Morreu o cantor norte-americano David Bowie. A notícia está a ser avançada, esta segunda-feira de manhã, pela BBC, que cita uma comunicação do filho do cantor. A notícia é também confirmada nas várias redes sociais, nomeadamente na página de Facebook oficial de Bowie.
“David Bowie morreu em paz, rodeado pela sua família, depois de 18 meses de uma corajosa luta contra o cancro”, lê-se no comunicado emitido ainda no domingo, dia 10.
David Bowie tinha 69 anos e lançou, na sexta-feira, dia do seu aniversário, um novo álbum de originais: “Blackstar”. Com sete originais, surpreendeu o mundo e foi muito bem recebido pela crítica.
A última atuação ao vivo de David Bowie aconteceu em Nova Iorque, num concerto de caridade, em 2006.
O cantor tornou-se conhecido em 1972, com “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” (mais conhecido por apenas “Ziggy Stardust”) e era um dos nomes mais marcantes do rock e da pop do último meio século. A revista “Rolling Stone” descreve-o como um artista “imprevisível, que conseguiu misturar na sua música mistério, rebelião e curiosidade como nenhum outro”.
De resto, é difícil enquadrar um cantor e compositor que andou desde o “glam-rock” à “folk”, passando pela “new-wave”, “hard-rock”, “pop” ou “jazz”. Por isso lhe chamavam “o camaleão”.
Entre os seus maiores êxitos estão “Let's Dance”, “Space Oddity”, “Heroes”, “Under Pressure”, “Rebel”, “Life on Mars” e “Suffragette City”, “Ashes to Ashes”, “China Girl”.
Quanto a outros artistas influenciados pelo estilo de Bowie, vão desde os Duran Duran aos Smashing Pumpkins, de Marilyn Manson a Arcade Fire, de Morrissey a Beck, passando ainda pelos Red Hot Chili Peppers, pelos Bauhaus ou por Nine Inch Nails.
in Renascença | 11 de janeiro de 2016
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença