"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Guilherme d'Oliveira Martins entre novos membros da Academia Portuguesa da História

A Academia Portuguesa da História (APH), fundada em 1720, abre nesta quarta-feira o ano, com a apresentação dos novos académicos, entre os quais Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura e anterior presidente do Tribunal de Contas.

[Foto: Pedro Cunha / Arquivo]

Guilherme d'Oliveira Martins, de 63 anos, é autor, entre outras, da obra Na senda de Fernão Mendes, percursos portugueses no mundo, e é recebido como académico de mérito, disse à Lusa a presidente da APH, a historiadora Manuela Mendonça.

A APH terá 12 novos académicos, entre eles, Fernando Branco, catedrático do Instituto Superior Técnico; Henrique Leitão, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, distinguido, em 2014 com o Prémio Pessoa; Hermínia Vilar, da Universidade de Évora; Leontina Ventura, da Universidade de Coimbra; e Hermenegildo Fernandes, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Dos novos membros fazem ainda parte três espanhóis, Marion Reder, da Universidade de Málaga; Jesús Varela, da Universidade de Valladolid; e David Cruz, da de Huelva.

A lista de novos académicos inclui o padre António Borges, de Oliveira do Hospital, e Pedro Marçal Vaz Pereira, historiador da área da Filatelia.
Esta cerimónia abre o ano de actividades regulares, designadamente as palestras, sempre às quartas-feiras, pelas 15h30, na sede da APH, no Palácio dos Lilases, ao Lumiar, em Lisboa.

Esta série é iniciada pela historiadora Maria Paula Lourenço, que, no dia 13, falará sobre "D. Luísa de Gusmão (1615-1666). Restaurar, reinar e educar", a que se segue, no dia 20, o catedrático de História da Universidade de Coimbra João Gouveia Monteiro, que apresentará a comunicação "A Magna Carta - recordar um dos mais célebres pergaminhos do mundo, 800 anos depois".

No dia 27 de Janeiro, o académico de mérito Fernando Guedes apresenta a palestra "Uma casa de lavoura duriense nos começos do século XX". O mês de Fevereiro abre, no dia 3, com a ex-deputada e académica correspondente Matilde de Sousa Franco, que falará sobre "Guilherme Elsden -- Importância dos seus 'Riscos das obras da Universidade de Coimbra'". No dia 17 de Fevereiro, a catedrática da Universidade de Coimbra Nair Castro Soares apresentará uma comunicação intitulada "Conflitos ideológicos, políticos e religiosos no Renascimento". O general António Barrento, académico de mérito, encerra o mês, no dia 24, com a palestra "As alterações de Évora e a independência nacional".

Para o mês de Março estão previstas outras três conferências, nomeadamente, "A cristianização do noroeste de Portugal anterior à reforma gregoriana e concomitante definição dos territórios paroquiais", no dia 2, pelo académico Alberto Antunes Abreu. Segue-se "D. Álvaro Pires de Castro, um fidalgo da Restauração", pelo professor da Faculdade de Letras de Coimbra e presidente do Instituto de História Económica e Social, Fernando Taveira da Fonseca, no dia 9, e, finalmente, no dia 16, "O governador de Mato Grosso, Luís Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, e a fixação da fronteira oeste do Brasil", pelo académico de mérito, o tenente-general Silvino da Cruz Curado.

A APH é uma instituição científica de utilidade pública, restaurada por decreto-lei de Maio de 1936, herdeira da mais antiga academia nacional, a Academia Real da História Portuguesa, fundada por D. João V, a 8 de Dezembro de 1720. 

 


in Público | 6 de janeiro de 2015
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,886,183