"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

1º Trimestre de 2016 @ Auditório de Espinho

Nos primeiros três meses de 2016 o auditório de espinho receberá nomes como António Zambujo, Mbye Ebrima, Joan Shelley, Márcio Faraco ou Hannah Epperson. E muito mais.

Como habitual, o primeiro trimestre de 2016 no Auditório de Espinho arranca com representações de quatro grandes clássicos portugueses especialmente dirigidos ao público escolar: Os Lusíadas de Luis de Camões, Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett e Felizmente há luar! de Luís de Sttau Monteiro. Em palco entre os dias 26 e 29 de Janeiro estará o Teatro Actus. Fevereiro arranca com uma estreia no AdE: António Zambujo apresenta Rua da Emenda, o seu sexto álbum de originais, uma avenida do mundo onde coabitam as sonoridades do Brasil, França, Uruguai e do continente africano trazidas, claro está, para a dimensão portuguesa. Ao vivo, António Zambujo enche o espaço e pára o tempo com a sua voz e guitarra, cheias de recantos e subtilezas.

Fevereiro continua com uma estreia nacional absoluta com o concerto de Hannah Epperson, que acontece no dia 12 de Fevereiro. Um violino, um pedal de loops e uma voz. É tudo o que a canadiana necessita para criar canções de uma beleza fora do comum. O seu nome pode não ser ainda conhecido para uma grande maioria do público mas isso deverá mudar muito em breve. O seu trabalho tem-lhe valido comparações com músicos como Andrew Bird, Feist, Owen Pallett ou Lykke Li. Em data única em Portugal, Hannah apresentará em Espinho o seu novo disco, slowdown//upsweep, que promete seguramente ser um dos registos mais destacados de 2016. No dia 19 de Fevereiro, o violinista Nuno Soares e o pianista Youri Popov apresentam um programa preenchido por música portuguesa original para violino e piano, com destaque para Francisco Benetó.

No dia 27 de Fevereiro, a encerrar o mês, Joan Shelley, uma das mais elogiadas e respeitadas vozes da música folk norte-americana da actualidade, apresenta-se no Auditório de Espinho. Nos últimos anos, os seus álbuns têm sido recebidos pela imprensa especializada com grande aclamação. O seu último disco, Over And Even, editado com o selo da No Quarter, foi considerado um dos melhores de 2015 pela prestigiada NPR (rede de rádio pública dos Estados Unidos), e é apenas mais uma etapa no crescimento de uma das grandes escritoras de canções dos nossos tempos. Joan Shelley apresenta-se em Espinho em dupla com o guitarrista Nathan Salsburg, naquela que é a sua única data em Portugal. Absolutamente imperdível.

Março arranca no dia 4 com um concerto da Orquestra Clássica de Espinho, sob direcção do maestro Pedro Neves. O Concerto para Violoncelo e Orquestra, de Joly Braga Santos, será interpretado por Bruno Borralhinho, um dos mais promissores violoncelistas portugueses. A OCE interpreta ainda a Sinfonia n.º 2 de Brahms. Como manda a tradição, o AdE recebe em 2016 dois espetáculos do festival MAR-MARIONETAS. A 6 de Março “Eu quero a lua!”, uma encenação da companhia Partículas Elementares, e a 13 de Março “Clara, cartas bordadas”, com interpretação de Maite Hernangómez. No dia 11 de Março, o AdE recebe os sons da kora pelas mãos de Mbye Ebrima, o músico nascido na Gâmbia em 1988. Atualmente a viver em Lisboa, apresenta em Espinho uma viagem fascinante pelo mundo da kora e da música da África ocidental. O trimestre encerra no dia 18 de Março com Márcio Faraco, um dos maiores talentos da Música Popular Brasileira (MPB). Compositor, letrista, cantor, instrumentista e produtor, editou em Agosto de 2014, pela editora francesa World Village/Harmonia Mundi, o seu sétimo trabalho, Cajueiro, que será apresentado neste concerto.
>> + info

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,287,365