Notícias
1º Trimestre de 2016 @ Auditório de Espinho
Nos primeiros três meses de 2016 o auditório de espinho receberá nomes como António Zambujo, Mbye Ebrima, Joan Shelley, Márcio Faraco ou Hannah Epperson. E muito mais.
Como habitual, o primeiro trimestre de 2016 no Auditório de Espinho arranca com representações de quatro grandes clássicos portugueses especialmente dirigidos ao público escolar: Os Lusíadas de Luis de Camões, Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett e Felizmente há luar! de Luís de Sttau Monteiro. Em palco entre os dias 26 e 29 de Janeiro estará o Teatro Actus. Fevereiro arranca com uma estreia no AdE: António Zambujo apresenta Rua da Emenda, o seu sexto álbum de originais, uma avenida do mundo onde coabitam as sonoridades do Brasil, França, Uruguai e do continente africano trazidas, claro está, para a dimensão portuguesa. Ao vivo, António Zambujo enche o espaço e pára o tempo com a sua voz e guitarra, cheias de recantos e subtilezas.
Fevereiro continua com uma estreia nacional absoluta com o concerto de Hannah Epperson, que acontece no dia 12 de Fevereiro. Um violino, um pedal de loops e uma voz. É tudo o que a canadiana necessita para criar canções de uma beleza fora do comum. O seu nome pode não ser ainda conhecido para uma grande maioria do público mas isso deverá mudar muito em breve. O seu trabalho tem-lhe valido comparações com músicos como Andrew Bird, Feist, Owen Pallett ou Lykke Li. Em data única em Portugal, Hannah apresentará em Espinho o seu novo disco, slowdown//upsweep, que promete seguramente ser um dos registos mais destacados de 2016. No dia 19 de Fevereiro, o violinista Nuno Soares e o pianista Youri Popov apresentam um programa preenchido por música portuguesa original para violino e piano, com destaque para Francisco Benetó.
No dia 27 de Fevereiro, a encerrar o mês, Joan Shelley, uma das mais elogiadas e respeitadas vozes da música folk norte-americana da actualidade, apresenta-se no Auditório de Espinho. Nos últimos anos, os seus álbuns têm sido recebidos pela imprensa especializada com grande aclamação. O seu último disco, Over And Even, editado com o selo da No Quarter, foi considerado um dos melhores de 2015 pela prestigiada NPR (rede de rádio pública dos Estados Unidos), e é apenas mais uma etapa no crescimento de uma das grandes escritoras de canções dos nossos tempos. Joan Shelley apresenta-se em Espinho em dupla com o guitarrista Nathan Salsburg, naquela que é a sua única data em Portugal. Absolutamente imperdível.
Março arranca no dia 4 com um concerto da Orquestra Clássica de Espinho, sob direcção do maestro Pedro Neves. O Concerto para Violoncelo e Orquestra, de Joly Braga Santos, será interpretado por Bruno Borralhinho, um dos mais promissores violoncelistas portugueses. A OCE interpreta ainda a Sinfonia n.º 2 de Brahms. Como manda a tradição, o AdE recebe em 2016 dois espetáculos do festival MAR-MARIONETAS. A 6 de Março “Eu quero a lua!”, uma encenação da companhia Partículas Elementares, e a 13 de Março “Clara, cartas bordadas”, com interpretação de Maite Hernangómez. No dia 11 de Março, o AdE recebe os sons da kora pelas mãos de Mbye Ebrima, o músico nascido na Gâmbia em 1988. Atualmente a viver em Lisboa, apresenta em Espinho uma viagem fascinante pelo mundo da kora e da música da África ocidental. O trimestre encerra no dia 18 de Março com Márcio Faraco, um dos maiores talentos da Música Popular Brasileira (MPB). Compositor, letrista, cantor, instrumentista e produtor, editou em Agosto de 2014, pela editora francesa World Village/Harmonia Mundi, o seu sétimo trabalho, Cajueiro, que será apresentado neste concerto.
>> + info