"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Comemorar com o voto - 104 anos de eleições presidenciais"

O Museu da Presidência da República convida todos os eleitores portugueses a participarem neste evento que decorre até ao dia das eleições presidenciais, em exclusivo no Facebook.

Vamos dar a conhecer a história das eleições presidenciais portuguesas, de 1911 à atualidade: formas de eleição, candidatos, resultados e poderes do Presidente da República portuguesa ao longo da História.

O objetivo é contribuir para um maior esclarecimento sobre a natureza e o funcionamento do órgão de soberania Presidente da República, dando a conhecer o passado e os 104 de eleições presidenciais portuguesas. Divulgar o passado para um voto consciente, no presente.

A nossa primeira publicação no evento é representativa das perguntas às quais vamos dar resposta ao longo da iniciativa:

“Em 1910 Portugal tornou-se uma República, mas o Presidente da República foi imediatamente eleito? E como é que se processavam as eleições nessa fase inicial do novo regime? Quais os poderes do Presidente durante a I República? Durante o Estado Novo, havia eleições presidenciais? Quem votava e como era eleito o Presidente? E que poderes tinha o chefe do Estado, num período marcado pela hegemonia do Presidente do Conselho? A revolução de 25 de abril de 1974 trouxe, no imediato, a eleição do Presidente por sufrágio universal? Quando é que nos tornámos um regime semi-presidencialista? Quem foram e que apoios tiveram os candidatos às eleições presidenciais, de 1976 a 2011? Acompanhe aqui as nossas publicações para ficar a saber as respostas a estas questões. Votar hoje, conhecendo o passado.”


Evento a decorrer em https://www.facebook.com/events/454518191403687/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,285,972