"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Quatro artistas portugueses irão participar na Bienal de Artes de São Paulo

Carla Filipe, Gabriel Abrantes, Lourdes Castro e Priscila Fernandes foram os escolhidos pela curadoria de Jochen Volz.

 

Gabriel Abrantes é um dos convidados [Foto: Miguel Manso]

Lurdes Castro e Priscila Fernandes são os artistas portugueses convidados a participar na próxima Bienal de Artes de São Paulo, que se realiza de 10 de Setembro a 11 de Dezembro de 2016, no Parque de Ibirapuera, em São Paulo, no Brasil foi esta terça-feira divulgado em comunicado pela Direcção-Geral das Artes.

“O convite a estes artistas, por parte da equipa curatorial da Bienal de São Paulo, resultou de um trabalho em parceria desenvolvido entre a Direcção-Geral das Artes e os curadores Jochen Volz [historiador de Arte alemão e curador do Instituto Inhotim, desde 2004] e [o dinamarquês] Lars Bang Larsen, que em Julho deste ano, visitaram ateliers, exposições e galerias portuguesas” explicam no mesmo comunicado. Esta edição tem ainda como co-curadores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil) e Sofía Olascoaga (México).

A 32ª Bienal de Artes de São Paulo terá como tema “Incerteza Viva” e proporá reflexões sobre problemas actuais como a extinção de espécies e aquecimento global, ecologia e condições de vida. Segundo o site UOL, a Bienal terá este ano um orçamento de 29 milhões de reais (cerca de sete milhões de euros), um pouco mais do que o da edição anterior.

Numa conferência de imprensa que se realizou esta terça-feira foram revelados os nomes de 54 artistas e colectivos de 30 países entre os quais estão os portugueses e como revela o Estado de São Paulo, o francês Pierre Huygue, presente na última Documenta 13 de Kassel, os brasileiros Gilvan Samico, Bené Fonteles, Erika Verzutti, Lais Myrrha e Öyvind Fahlström (que viveu na Suécia) e a sul-africana Helen Sebidi estão entre os convidados.

Só em 2016 é que serão divulgados os nomes de todos os participantes - a Bienal terá expostas obras de um total de 90 artistas.  

Na edição anterior só um português, Bruno Pacheco, estava entre os convidados. Essa foi a primeira edição da Bienal a sair do Brasil, estando patente uma selecção de trabalhos em Serralves, no Porto, até 17 de Janeiro.


in Público | 8 de dezembro de 2015
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,288,353