"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Silviano Santiago vence Prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa

O autor premiado no Brasil [Sérgio Castro]

Silviano Santiago, 79 anos, também crítico e professor de literatura brasileira, tem o nome ligado a mais de 30 livros.

O escritor brasileiro Silviano Santiago venceu o Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa com o romance Mil Rosas Roubadas, anunciou na terça-feira a organização em São Paulo, Brasil.

Silviano Santiago, 79 anos, também crítico e professor de literatura brasileira, tem o nome ligado a mais de 30 livros, incluindo as suas obras de poesia, ensaios, contos e romances, além de participações em antologias literárias e colectâneas que organizou. O vencedor do prémio Oceanos, no valor de 100 mil reais (28.600 mil euros), também é crítico de literatura e cultura em jornais, realiza conferências e faz trabalhos de curadoria.

Formado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez um doutoramento em Letras na Université Paris-Sorbonne, em 1968, e foi professor visitante e investigador em universidades dos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

O livro Mil Rosas Roubadas, vencedor do Prémio Oceanos, parte do encontro entre dois adolescentes em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 1952, à espera de um eléctrico. Sessenta anos depois, um deles, o produtor cultural Zeca, agoniza num hospital, enquanto o outro, um professor aposentado de História, descreve a trajectória do "amigo inseparável" para se lembrar da sua própria vida.

O Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, que foi entregue pela primeira vez, em São Paulo, tem organização do Instituto Itaú Cultural e substituiu o antigo Prémio Portugal Telecom de Literatura.

A segunda classificada do prémio Oceanos, Elvira Vigna, é jornalista e escritora. Nascida em 1947, tem dez romances e cerca de 20 contos e textos curtos publicados – o romance Nada a Dizerchegou a Portugal em 2013.

Alberto Mussa, 51 anos, o terceiro colocado, é romancista, contista e tradutor. Realiza estudos sobre diversas culturas e transporta para os seus livros mitologias africanas, árabes e indígenas.

O poeta Glauco Mattoso, 61 anos, que ficou em quarto lugar, é também contista, cronista, ensaísta e tradutor. O seu nome de nascimento é Pedro José Ferreira da Silva e a alcunha artística alude ao glaucoma, doença degenerativa que lhe tirou a visão.

 


por Lusa, in Público | 9 de dezembro de 2015

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,886,479