"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Personagem de próximo romance de Miguel Real nasce em Viseu

Em Viseu, está a decorrer o festival literário “Tinto no Branco” que junta os livros e os vinhos.

A manhã de sábado foi dedicada a uma visita à cidade, guiada pelo escritor Miguel Real que se inspirou para o seu próximo romance.

O comboio turístico tornou-se pequeno para tanta gente. Muitos foram os que acordaram cedo para redescobrir a cidade de Viseu pelos olhos do escritor Miguel Real.

O autor "Um estranho a Viseu", como se apresentou, foi desafiado pela organização da primeira edição do festival “Tinto no Branco”, que junta livros e vinhos, a fazer uma visita guiada pela cidade.

Partiu da Praça da República – que para todos em Viseu é conhecida como o Rossio – para percorrer as ruas da memória da cidade de outrora. A ver quem chegava para a visita, Miguel Real contou à Renascença que "Viseu é uma espécie de síntese de Portugal". Por aqui há marcas de um "templo paleo-cristão dedicada a Júpiter, deus romano; depois com o cristianismo esse templo é dedicado a Deus; depois os muçulmanos transformam-no numa mesquita" e por aí continua a história da cidade, hoje capital do único distrito português que não faz fronteira com o mar ou com Espanha.

Ao preparar esta visita, o escritor do concelho de Sintra foi descobrindo ingredientes para o seu próximo romance. "Já criei uma personagem que vai nascer em Viseu. Não posso dizer mais nada porque é um novo romance, não tem estória nem nada mas como começo sempre pelas personagens vai haver uma personagem que vai nascer na cava de Viriato" conta-nos o escritor que conclui "depois Deus saberá o que lhe vai acontecer".

O festival “Tinto no Branco” decorre até domingo e tem como epicentro o Solar do Dão, onde é possível provar o que de melhor a região produz, mas também, durante este fim-de-semana, entre um copo de vinho e outro, ouvir muitos escritores portugueses a falar sobre a sua obra.

Quanto às visitas guiadas pela cidade, regressam no domingo às 11h00, pela mão da escritora Deana Barroqueiro.

Este sábado à tarde, o Solar do Dão acolhe ateliês de ilustração para os mais novos e diversas conversas com escritores como Fernando Dacosta, Patricia Reis, Alberto Santos ou Rui Cardoso Martins.

O "Tinto no Branco" é o primeiro festival literário de Viseu que junta a arte da escrita ao vinho da região do Dão. Na última noite, o mote da conversa foi lançado por uma frase de Aquilino Ribeiro: "O pior dos crimes é produzir um vinho mau, engarrafá-lo e servi-lo aos amigos".


in Renascença | 5 de dezembro de 2015

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,287,436