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Portugueses podem sugerir a PALAVRA DO ANO 2015
Em 2010 foi “vuvuzela”, objeto largamente mediatizado durante o mundial de futebol disputado naquele ano, que decorreu na África do Sul.
Em 2011 foi “austeridade”, palavra que entrou em força nesse ano e, infelizmente, ainda se mantém muito presente.
Em 2012 foi “entroikado”, um neologismo que refletia bem o estado de espírito da generalidade dos portugueses.
Em 2013 foi “bombeiro”, uma espécie de homenagem feita pelos portugueses num ano tristemente marcado pela perda de muitas vidas no combate aos muitos incêndios que se verificaram no verão.
Em 2014 foi “corrupção”, tantos foram os casos de suspeita de corrupção conhecidos ao longo do ano, em diferentes setores da sociedade, envolvendo entidades e personalidades públicas.
E em 2015, qual será a PALAVRA DO ANO® para os portugueses?
Numa iniciativa com a marca registada da Porto Editora, agora na sua sétima edição, a pergunta é lançada no site www.palavradoano.pt. Através daquele site, os portugueses têm a oportunidade de sugerir a palavra que marca o presente ano, sendo que esta primeira fase de auscultação pública durará até ao fim de novembro.
Depois, nos primeiros dias de dezembro, será anunciada a lista das 10 palavras candidatas a Palavra do Ano 2015, resultante do cruzamento das sugestões dos portugueses com a lista de palavras assinaladas pela Porto Editora ao longo dos meses, abrindo-se a votação naquele site até o final do ano. O anúncio da palavra eleita pelos portugueses será feito nos primeiros dias de 2016.
A PALAVRA DO ANO® tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.
A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora.