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A Alemanha segundo Alexander Kluge na Culturgest
Um ciclo sobre um dos fundadores do Novo Cinema Alemão e também um dos mais importantes intelectuais públicos da Alemanha contemporânea
Alexander Kluge, um dos mais importantes intelectuais da Alemanha contemporânea [HORST OSSINGER/DPA/CORBIS]
Uma das figuras fundadoras do Novo Cinema Alemão mas também um dos mais importantes intelectuais públicos da Alemanha contemporânea, o cineasta e pensador Alexander Kluge é alvo de um ciclo a decorrer na Culturgest em Dezembro, por iniciativa do Goethe-Institut de Portugal.
Cineasta da Alemanha, Cronista da História é o título do programa (comissariado pelo colaborador do Público Augusto M. Seabra), a decorrer entre 9 e 16 de Dezembro, composto por duas dezenas de títulos daquele que foi um dos autores do Manifesto de Oberhausen, que, em 1962, lançou as bases para toda a geração de cineastas de Edgar Reitz, Rainer Werner Fassbinder, Werner Herzog, Volker Schlöndorff ou Wim Wenders.
Kluge foi, aliás, um dos nomes que “respondeu à chamada” no filme-manifesto coletivo de 1978Alemanha no Outono, exibido a semana passada no ciclo Terrorismo. Representação no Doclisboa.
Diferenciando-se dos seus contemporâneos pela dimensão ensaística, teórica, do seu cinema, e mantendo em paralelo uma aclamada carreira literária como ficcionista e ensaísta, Kluge continua aos 83 anos em atividade, produzindo regularmente curtas-metragens e video-ensaios.
O ciclo da Culturgest, a decorrer no Pequeno Auditório, apresenta muitos filmes inéditos em Portugal.
O programa abrange desde o seu primeiro filme em nome próprio, a curta de 1960 Brutalität in Stein co-realizada com Peter Schamoni, às dez horas do seu documentário-ensaio de 2008 Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, O Capital, passando pela sua primeira longa-metragem, a ficção de 1966 Despedida de Ontem, ou pelo seu aclamado ensaio operático de 1983 A Força dos Sentimentos.
O programa completo pode ser consultado nos sites do Goethe-Institut ou da Culturgest.
por Jorge Mourinha, in Público | 6 de novembro de 2015
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público