"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A Alemanha segundo Alexander Kluge na Culturgest

Um ciclo sobre um dos fundadores do Novo Cinema Alemão e também um dos mais importantes intelectuais públicos da Alemanha contemporânea

Alexander Kluge, um dos mais importantes intelectuais da Alemanha contemporânea [HORST OSSINGER/DPA/CORBIS]

Uma das figuras fundadoras do Novo Cinema Alemão mas também um dos mais importantes intelectuais públicos da Alemanha contemporânea, o cineasta e pensador Alexander Kluge é alvo de um ciclo a decorrer na Culturgest em Dezembro, por iniciativa do Goethe-Institut de Portugal. 
Cineasta da Alemanha, Cronista da História é o título do programa (comissariado pelo colaborador do Público Augusto M. Seabra), a decorrer entre 9 e 16 de Dezembro, composto por duas dezenas de títulos daquele que foi um dos autores do Manifesto de Oberhausen, que, em 1962, lançou as bases para toda a geração de cineastas de Edgar Reitz, Rainer Werner Fassbinder, Werner Herzog, Volker Schlöndorff ou Wim Wenders.
Kluge foi, aliás, um dos nomes que “respondeu à chamada” no filme-manifesto coletivo de 1978Alemanha no Outono, exibido a semana passada no ciclo Terrorismo. Representação no Doclisboa.

Diferenciando-se dos seus contemporâneos pela dimensão ensaística, teórica, do seu cinema, e mantendo em paralelo uma aclamada carreira literária como ficcionista e ensaísta, Kluge continua aos 83 anos em atividade, produzindo regularmente curtas-metragens e video-ensaios.
O ciclo da Culturgest, a decorrer no Pequeno Auditório, apresenta muitos filmes inéditos em Portugal.
O programa abrange desde o seu primeiro filme em nome próprio, a curta de 1960 Brutalität in Stein co-realizada com Peter Schamoni, às dez horas do seu documentário-ensaio de 2008 Notícias da Antiguidade IdeológicaMarx, Eisenstein, O Capital, passando pela sua primeira longa-metragem, a ficção de 1966 Despedida de Ontem, ou pelo seu aclamado ensaio operático de 1983 A Força dos Sentimentos.
O programa completo pode ser consultado nos sites do Goethe-Institut ou da Culturgest.

 


por Jorge Mourinha, in Público | 6 de novembro de 2015
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,287,998