"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mariana Tengner Barros leva dança contemporânea portuguesa aos Balcãs

A dança contemporânea portuguesa não conhece fronteiras e aposta cada vez mais na internacionalização. A jovem coreógrafa e bailarina Mariana Tengner Barros é um caso paradigmático na procura de novos circuitos para as artes performativas. Depois de ter apresentado o seu trabalho por vários países da Europa e América Latina, é agora a vez dos balcãs.

O galardoado espectáculo “THE TRAP” irá ser apresentado em Skopje, no âmbito do Festival LocoMotion, no dia 28 de Outubro, pelas 20h. A capital da Macedónia acolhe durante a próxima semana artistas de várias nacionalidades e Portugal far-se-á representar. Depois, a equipa artística segue caminho para a vizinha Albânia, onde decorre o “Albania Dance Meeting”, um festival que apresenta se divide entre a capital Tirana e Durres. Mariana Tengner Barros terá como palco a emblemática e imponente Galeria das Artes de Tirana. O espectáculo terá lugar a 31 de Outubro, pelas 20h. Neste encontro, estarão presentes artistas da Suíça, Kosovo, Itália, Albânia e Portugal.

“THE TRAP” foi estreado em 2011 no Festival Circular em Vila do Conde. Foi espectáculo vencedor do Prémio Europeu de Jovem Coreografia-  PRIX JARDIN D'EUROPE 2013 - AUDIENCE AWARD atribuído  pelo público no âmbito da 30ª edição do ImPulsTanz - Vienna International Dance Festival em Viena - Áustria. Neste espectáculo Mariana Tengner Barros habita os "corpos do velho glamour ' - divas do cinema e estrelas burlescas do nosso passado - para ter uma conversa com Deus sobre a arte e os mercados financeiros numa peça onde as coisas nunca são realmente o que parecem ser.  Mariana Tengner Barros é licenciada em dança pela Northern School of Contemporary DanceNSCD (Inglaterra 2003) onde recebeu o prémio University of Leeds Arms Prize por “Outstanding Achievement”. Completou o Programa de Estudo e Criação Coreográfica-PEPCC (Portugal 2009) do Fórum Dança tendo formação com Francisco Camacho, Vera Mantero, Miguel Pereira, João Fiadeiro, Deborah Hay, Lisa Nelson, Mark Tompkins, Meg Stuart, entre outros. ? Desde 2013 é artista associada à EIRA, tendo sido artista residente desde entre 2010 e 2012.

Esta digressão resulta da enorme vontade e investimento por parte da EIRA (à qual Mariana Tegner Barros é artista associada) para ampliar os circuitos das artes performativas extra-Europa e conta com o crucial apoio da Direcção-Geral das Artes (apoio à internacionalização) e da European Cultural.  
>> + info sobre o espetáculo

BIO | Mariana Tengner Barros
Como criadora apresentou  And So?…The End ( 2010), Après Le Bain (2011) The Trap (2011 vencedor do Prémio do Público Jardin D’Europe- Austria),  Peça do Coração: For Him (2012) e A Power Ballad (2013), dueto com o coreógrafo Mark Tompkins, trabalhos apresentados em Portugal, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, Áustria e Uruguai. Coreografou End of Transmission para o Ballet Contemporâneo do Norte e Dance Against The Machine para a companhia Londrina Edge-The Place (2014), ambos os projectos em colaboração com o músico Jonny Kadaver.? Colaborou com vários artistas em diferentes projectos, salientando: Agnieszka Dmochowska/ Fat Sun (Polónia / Áustria), Said Dakash & The Resistance Movement (Finlândia/ RU), Tiago Rodrigues / Mundo Perfeito, Pedro Bandeira, António Mv, Nuno Miguel, Rogério Nuno Costa, Vânia Rovisco, Nuno Ferreira, Filipe Lopes, João Costa Espinho, João Ferro Martins, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira (Portugal), Abraham Hurtado (Espanha / Alemanha), Mark Tompkins ( E.U.A. / França) e Davis Freeman (USA). Como intérprete destaca o trabalho com os coreógrafos Filip van Huffell/Retina Dance, Rui Horta / Companhia Instável, Né Barros/Balleteatro Companhia; Vera Mantero/ PEPCC, Francisco Camacho, Carlota Lagido, Tiago Cadete e Rafael Alvarez; e com o encenador John Romão. Licenciada em dança pela Northern School of Contemporary Dance-NSCD (Inglaterra 2003) onde recebeu o prémio University of Leeds Arms Prize por “Outstanding Achievement”. Estagiou no Ballet Theatre Munich, sob a direcção artística de Philip Taylor (Alemanha 2004). Completou o Programa de Estudo e Criação Coreográfica-PEPCC (Portugal 2009) do Fórum Dança tendo formação com Francisco Camacho, Vera Mantero, Miguel Pereira, João Fiadeiro, Deborah Hay, Lisa Nelson, Mark Tompkins, Meg Stuart, entre outros. Entre 2004 e 2005 foi artista associada da Northern School of Contemporary Dance-NSCD, onde coreografou Best Imitation of Myself para a companhia VERVE05 e co-fundou o colectivo artístico The Resistance Movement com Said Dakash, em Leeds/Inglaterra.  Desde 2013 é artista associada à EIRA, tendo sido artista residente desde entre 2010 e 2012.

EIRA
A EIRA é uma estrutura artística sediada em Lisboa que se dedica ao desenvolvimento e promoção nacional e internacional da dança contemporânea.
Após 20 anos de actividade, a EIRA é hoje reconhecida, nacional e internacionalmente, como uma referência por excelência , quer enquanto estrutura de criação, produção e programação artística na área da dança contemporânea, quer enquanto espaço de trabalho e cruzamento de criadores e projectos artísticos.
Desde a sua fundação (1993), a EIRA tem vindo a produzir e promover, nacional e internacionalmente, os espectáculos do coreógrafo português Francisco Camacho, sendo também responsável administrativa pela sua actividade em geral. A partir de 1996, alargou a sua actividade à produção e promoção de um núcleo de artistas associados à estrutura, pelo qual passaram até hoje, diversos nomes e gerações de coreógrafos e outros artistas portugueses. Actualmente o núcleo de artistas associados à EIRA é constituído por Francisco Camacho(desde 1993), Rafael Alvarez (desde 2005), Mariana Tengner Barros e Tiago Cadete (desde 2013, tendo sido estes dois artistas apoiados regularmente pela estrutura desde 2011).
A EIRA  é também um lugar para a dança sediado nas instalações do Teatro da Voz (Antigo Teatro da Graça)  o novo espaço de trabalho da EIRA no bairro da Graça em Lisboa, desde 2013. Ao longo do ano, a EIRA apoia outros coreógrafos independentes, portugueses e estrangeiros, através da cedência gratuita de espaço de ensaio ou organização de residências de criação e investigação artística ou ainda através da co-produção e apresentação de obras no âmbito do  Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa - Cumplicidades.
Paralelamente desenvolve ainda actividades de formação e sensibilização de público, dirigidas à comunidade em geral, que a partir de 2013 passaram a ser desenvolvidas nas instalações do Teatro da Voz (Antigo Teatro da Graça) no âmbito do Centro de Formação Artística um projecto concebido e coordenado por Sílvia Real.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,287,421