Notícias
Arquitetos do Norte desafiam escolas a aproximar os jovens do espaço público e do património
2.ª edição da iniciativa «Vamos procurar a Arquitetura» destina-se às escolas dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra.
Aproximar os jovens do espaço público e do património através de uma campanha de sensibilização junto das escolas é o objetivo da 2.ª edição da iniciativa «Vamos Procurar a Arquitetura», promovida pela Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte (OASRN). As candidaturas encontram-se abertas até 30 de Outubro e destinam-se a escolas públicas e privadas dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra.
O desafio lançado aos alunos é observar e absorver a Arquitetura, através dos seus cinco sentidos. Este ano a ideia é desenvolver um trabalho que explore a imagem e o conceito de «Espaço Público», relacionado com o edificado (edifícios, equipamentos, estruturas de transportes, de serviços, de espetáculos, de ensino, de lazer, entre outros), e/ou com o espaço exterior, nomeadamente cidade, praça, rua ou parque. A presidente da OASRN, Cláudia Costa Santos, explicou o porquê do tema, defendendo que “o espaço público é um espaço de uso comum que pertence a todos e que tem um papel determinante na nossa sociedade, enquanto local de estar, de passagem, de convívio, de encontros, de prestação de serviços, de inter-relações entre os diversos sujeitos”.
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das várias instituições de ensino serão posteriormente apresentados numa exposição conjunta no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Com a ação «Vamos procurar a Arquitetura» pretende-se quebrar barreiras e aproximar a sociedade da arquitetura e dos arquitetos, trabalhar e desenvolver os conceitos fundamentais da arquitetura com os jovens, para que a resposta ao desafio, em forma e conteúdo, se confirme através de uma comunicação direta e participativa com a sociedade.
O Regulamento da iniciativa «Vamos procurar a Arquiteura» está disponível aqui.