Notícias
LINHAS DE TORRES COMEMORA DIA NACIONAL
No dia 20 de outubro comemorou-se, pela primeira vez, o recém-criado Dia Nacional das Linhas de Torres.
Seguiu-se o discursou do presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres e presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, José Alberto Quintino, que sublinhou a importância da criação deste Dia Nacional para uma justa homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar. O Dia Nacional das Linhas Torres representa, também, a evocação das relações entre Portugal e o Reino Unido; a cooperação entre os municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres que se complementam na sua identidade, diversidade, ofertas e até contrastes; e a unidade das várias boas vontades que têm contribuído para que as Linhas de Torres permaneçam na História e se constituam como um recuso cultural e turístico da região.
A sessão encerrou com a conferência do Tenente-Coronel Abílio Lousada, intitulada “As Linhas de Torres, Waterloo e a construção da Europa”.
A cerimónia contou com a presença da embaixadora britânica, Kirsty Hayes; do deputado presidente do grupo parlamentar de Amizade Portugal-Reino Unido, António Rodrigues; dos presidentes das Câmaras de Mafra, Sobral de Monte Agraço e de Torres Vedras; do diretor de História e Cultural Militar, Major-General Aníbal Alves Flambó; do diretor de Infraestrutura do Exército, Major-General António José Marques Tavares; do Comandante da Escola de Armas, Brigadeiro-General Eugénio Francisco Nunes Henriques; do Brigadeiro-General Rui Manuel Rodrigues Lopes, em representação do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas; do presidente do Turismo Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado; dos vereadores e presidentes das Juntas de Freguesia dos municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres; dos parceiros e agentes económicos, culturais e turísticos que operam no território.
O Dia Nacional das Linhas de Torres foi criado a 17 de outubro de 2014 pela Assembleia da República que deliberou, por unanimidade, instituir o dia 20 de outubro como o Dia Nacional das Linhas de Torres.
A escolha do dia 20 de outubro deveu-se ao seu simbolismo, já que foi nesta data que a estratégia defensiva das Linhas de Torres começou a ser desenhada no terreno: "20 de outubro [de 1809] é a data do memorando que o Lord Wellington dirigiu a Richard Fletcher ordenando o reconhecimento do terreno e a fortificação dos pontos mais convenientes e defensáveis, criando um sistema de defesa a norte de Lisboa".
Durante a manhã decorreu, em simultâneo, nos seis municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres a “Invasão dos Fortes”, uma atividade cujo público-alvo foram os alunos das escolas entre o 4.º e o 6.º ano. Cerca de 700 alunos vestiram uma t-shirt branca e simularam um abraço aos Fortes lembrando que aquele que foi, outrora, um cenário de guerra, é agora um local de paz e assim deve ser preservado para bem da nossa geração e gerações futuras e que a única “luta” que nos deve mover é a da tolerância e a de uma Europa solidária.
Da parte da tarde, a embaixadora britânica visitou alguns Fortes das Linhas de Torres e o CILT _ Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço, acompanhada por Clive Gilbert da British Historical Society of Portugal.
Sobral de Monte Agraço, 22 de outubro de 2015
Mais informações:
CILT - Centro de Interpretação das Linhas de Torres