"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Clima e construção sustentável é o tema do Dia Mundial da Arquitetura

[Fotografia de Hugo Delgado]

Mote para as comemorações foi sugerido pela União Internacional dos Arquitetos.

A Ordem dos Arquitetos (OA) assinala esta segunda-feira o Dia Mundial da Arquitetura com uma programação nacional dedicada ao tema das mudanças climáticas e da construção, através de exposições, debates e conferências até ao final de Outubro.

Arquitetura, Construção e Clima foi o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderem às comemorações, como é o caso de Portugal, sob a égide da OA. Este tema tem como objetivo mostrar como o desenvolvimento de práticas sustentáveis tem impacto no espaço urbano e na qualidade de vida dos habitantes.

Como acontece anualmente, o Dia Mundial da Arquitetura é assinalado na primeira segunda-feira do mês de Outubro, este ano calha no dia 5, data em que será realizada, em Matosinhos, a conferência de André Tavares, vencedor da 10ª edição do Prémio Fernando Távora, e o Lançamento da 11ª edição, relativa a este ano.

Instituído pela Câmara Municipal de Matosinhos/Associação Casa da Arquitetura e pela Secção Regional do Norte da OA, o galardão premeia anualmente com uma bolsa um projecto de investigação no domínio da arquitetura.

Também está prevista uma sessão de esclarecimento, a 12 de Outubro, no Porto, sobre legislação relativa ao sector, e a entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2015 a Nuno Teotónio Pereira, na Aula Magna da Reitoria da Universidade, em data ainda a confirmar.

Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora é o tema de outra das conferências do programa de celebrações, a 17 de Outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até ao próximo dia 23 na sede nacional da OA, em Lisboa.

No dia 26, serão conhecidas as obras selecionadas pelo comissariado para a edição Habitar Portugal 12-14, numa cerimónia no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, também em Lisboa.

Habitar Portugal é uma iniciativa da OA que pretende divulgar uma seleção de obras construídas por arquitetos portugueses, em cada triénio, que pela sua relevância representem e possam dar a conhecer um panorama da arquitetura em Portugal nesse período. Esta edição irá reunir uma seleção de obras concluídas entre 1 de Janeiro de 2012 e 31 de Dezembro de 2014, em território nacional ou estrangeiro.

A cerimónia de encerramento do programa do Dia Mundial da Arquitetura 2015 decorrerá a 29 de Outubro, às 18h, na sede da OA, com a entrega de títulos de membro honorário a vários arquitetos e entidades cujo percurso, avaliado pelos seus pares, tenha prestigiado o universo da arquitetura.

Por seu turno, a nível internacional, a UIA – que representa 1,3 milhão de arquitetos no mundo – pretende reunir-se com organizações nacionais e internacionais do sector para destacar o papel da arquitetura, urbanismo e design na redução da emissão de gases associados ao efeito estufa.


por LUSA, in Público | 3 de outubro de 2015
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,290,145