"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FESTA DA MARIONETA'15

De 3 de outubro a 28 de novembro, em 11 municípios associados da Artemrede.


Abrantes, Alcobaça, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Oeiras,
Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Palmela

A Festa da Marioneta da Artemrede apresenta este ano oito espetáculos, duas oficinas e uma exposição, em onze municípios associados da Artemrede. Uma programação para avós, pais e filhos que promete tornar os nossos dias ao longo dos próximos meses, mais imaginários e sonhadores!

A Festa da Marioneta'15 decorre de 3 de Outubro a 28 de novembro e arranca com a estreia absoluta do espetáculo coproduzido pela Artemrede e o Teatro e Marionetas de Mandrágora, Descobridores.

Dirigido a bebés (0 aos 2 anos) e crianças (2 aos 5 anos), Descobridores é uma viagem para pais e filhos que sobrevoa o mundo à procura dos vários sentidos da palavra maternidade e que Filipa Mesquita, criadora e intérprete de Descobridores, descreve como “uma viagem de sensações numa nova terra cheia esperanças, sons, imagens, onde todos os dias são uma constante descoberta. (…) Vamos ao encontro das maternidades das mães símbolo, Portugal, Brasil, África, Índia, Timor e China, dos seus modos de embalar, de acariciar, de estar com os seus bebés, vamos ao encontro das suas raízes e tradições, cores, cheiros, brilhos, sons, vamos ao encontro do ser mãe, trazendo elementos destas regiões.” O espetáculo é acompanhado pela Exposição Descobridores - Uma viagem feita por ti, concebida pela artista plástica Vânia Kosta, criadora das marionetas de Descobridores.

Para além desta viagem, a Festa da Marioneta propõe outras viagens, desta vez pelo mundo das bolhas! Paper Bubbles chega-nos de Espanha, pela companhia catalã Múcab Dans e vem romper com as fronteiras da Festa da Marioneta. Espetáculo de dança, música e multimédia, Paper Bubbles narra a história de Roger, um músico trompetista que está apaixonado por bolhas e coisas redondas e que quer criar bolhas com o seu trompete. Uma viagem pelo mundo da fantasia repleta de todo o tipo de bolas (papel, sabão, digital, balões, sombras, luz negra…). O espetáculo passou por vários festivais internacionais de renome, como o Tipperary Dance Platform an International Dance Festival (Irlanda), o Festival Iberoamericano de Teatro Infantil (Colômbia), o Arts Depot (Reino Unido) e ainda a Feria de Teatro de Castilla y León 2014 (Espanha), onde recebeu o prémio do certame.

A Festa da Marioneta'15 conta também com dois espetáculos inspirados em obras que vão para além do mundo do teatro e das marionetas. Pelos Cabelos, pelo Teatro de Marionetas do Porto, inspira-se nas ilustrações Pelos Cabelos, de João Vaz de Carvalho e é um espetáculo habitado por personagens insólitas, de olhares ausentes e alucinados, onde o humor e o absurdo se fundem para mais uma experiência com muitas marionetas. Já Por Este Rio Acima, da S. A. Marionetas – Teatro e Bonecos, inspira-se no disco homónimo de Fausto Bordalo Dias, um dos discos mais importantes da música portuguesa de sempre, que completa este ano o seu 30º aniversário. A companhia celebra esta data com Por Este Rio Acima, um espetáculo que utiliza a a técnica tradicional do teatro de marionetas de sombras aliada ao cruzamento de novas formas de manipulação digital, como o desenho em tempo real projetado no mesmo espaço cénico, para criar uma nova dimensão visual percetível pelo público.

Para completar a programação de espetáculos da Festa da Marioneta'15, apresentamos ainda Apara, O Rapaz que aí Vem, da Valdevinos Teatro de Marionetas, onde a palavra é substituída por um suporte musical original que nos guia através de duas realidades bem diferentes deste nosso planeta; Pássaro da Alma, da Associação Aqui há Gato, uma história que procura pôr em diálogo as emoções mais profundas do nosso ser, ouvi-las a falar, a reconhecer o que há de mais precioso e íntimo em nós; Peregrinação, da companhia La Fontana – Formas Animadas, inspirado nos relatos e aventuras narradas no livro de Fernão Mendes Pinto, num palco transformado em estúdio de cinema, com cenários e personagens desenhados e recortados em cartão a serem manipulados perante o olhar de câmaras de vídeo; e por fim Contos do Mundo, do Teatro Figura, que revisita alguns contos de Hans Christian Andersen (“A Princesa e a Ervilha”, “A Menina dos Fósforos”, “O Patinho Feio”), que abordam questões como a antítese da vida e da morte, temas muito presentes na obra deste autor dinamarquês.

De mencionar ainda que a Festa da Marioneta'15 inclui duas oficinas, Poética dos Objetos, oficina complementar ao espetáculo Contos do Mundo, do Teatro Figura, dirigida a marionetistas, atores e agentes educativos , e Criação de Teatros de Papel, da companhia A Tarumba – Teatro de Marionetas, que aproxima crianças e famílias do mundo do teatro de papel.

>> + info

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,289,523