"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Capela Sistina abre as portas, pela primeira vez, à gravação de um disco

É a primeira vez que os responsáveis pela Capela Sistina, no Vaticano, com uma acústica única, permitem a gravação integral de um disco no seu interior.

A Capela Sistina, no Vaticano, foi o cenário privilegiado para a gravação de um disco de música litúrgica, pelo coro daquela capela.

No Vaticano foi apresentado esta terça-feira o álbum Cantate Domino, gravado pela conhecida editora alemã Deutsche Grammophon, especializada em música clássica. É a primeira vez na história que a Capela Sistina, situada no Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa no Vaticano, permite a gravação integral de um disco no seu interior.

A Capela, que recebe diariamente cerca de 20 mil pessoas, é uma jóia do renascimento italiano e famosa, entre outras coisas, pelos frescos de Miguel Ângelo. Com direção de Massimo Palombella, os 20 cantores adultos e as 30 crianças que formam o coro pessoal do papa, interpretaram composições de Palestrina, Orlando di Lasso e Tomás Luis de Victoria, que foram escritas especialmente para o coro da Capela Sistina.

No repertório estão incluídas duas peças de canto gregoriano e outros tesouros, como a versão original de Miserere, de Gregorio Allegri, e Nunc Dimittis, atribuída a Palestrina, que ainda é usada em celebrações papais, explicaram fontes do Vaticano. "De facto, toda a música incluída no CD é utilizada habitualmente pela Capela Musical Pontifícia nas celebrações do Papa", afirmou o diretor do coro Palombella na conversa de apresentação.

"A combinação entre a acústica única da Capela Sistina e a aproximação à interpretação destas canções escritas há séculos permite criar e sentir uma atmosfera mágica e única", destacou Mark Wilkinson, o presidente da Deutsche Grammophon. Wilkinson defendeu a beleza de um disco, "que tem a capacidade de contar a história de uma música especial e transmitir sons únicos a uma audiência global". O dinheiro arrecadado com a venda do álbum será destinado a obras de caridade, um pedido feito pelo papa Francisco.


in Público | 30 de Setembro de 2015

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,290,535