Notícias
BÚSSOLA EDITAM DISCO HOMÓNIMO A 16 DE OUTUBRO
Este primeiro registo, composto por cinco temas, apresenta um mapa de amores e dissabores passados onde o registo intimista marca o norte desta Bússola.
Fotografia © Ricardo Graça
Num universo folk, com alma de voz e na guitarra acústica e corpo feito com arranjos de acordeão, contrabaixo, bateria e guitarra eléctrica, os Bússola estreiam-se no outono com músicas que parecem cruzar o verão com o inverno.
Pedro Santo, compositor de bandas sonoras de video jogos, já acumulava aventuras desde o rock à electrónica, mas surge agora como voz de Bússola. Com outros quatro elementos que integram formações que vão da Orquestra de Jazz de Leiria aos Dapunksportif, passando pelos Few Fingers, apresentam agora o seu primeiro EP, com perspectivas de um LP para o final de 2016, para o qual já têm bastante material composto.
Juntaram-se os cinco e começaram a ensaiar como quem recomeça a jogar à bola. Primeiro uma e depois duas vezes por semana. Os temas iam saindo e gravaram “Come Home” em 2014, o primeiro single da banda, para a compilação "Leiria Calling", que lhes valeu de imediato a eleição para Novos Talentos Fnac e várias menções e elogios aqui e além-fronteiras.
“folk luxuriant, mélancolie dans le cœur”
Les Inrocks (fr)
“Come Home” soa como um épico irlandês, daqueles que se encontram no fundo dos copos de Guinness. De asas abertas entre o bar da esquina e um imenso vale de esperança, a resgatar palavras perdidas com a promessa de amor eterno”
Preguiça Magazine