Notícias
O momento em que Patti Smith leu Fernando Pessoa
Casa Fernando Pessoa divulgou vídeo em que cantora lê Álvaro de Campos.
2015 foi um ano em cheio para a relação de Portugal com Patti Smith. Vimo-la em Junho em dose dupla no Nos Primavera Sound, primeiro em concerto de base acústica, depois apresentando o seu histórico álbum de estreia, Horses, com a electricidade indispensável. Em Setembro, Patti regressou a Portugal, desta vez a Lisboa, ao Coliseu dos Recreios, para voltar a recriar Horses.
Como documento da visita não ficou apenas a memória do concerto. A convite da EGEAC, Patti Smith visitou a Casa Fernando Pessoa e, em particular, a biblioteca do escritor, onde admirou livros de William Blake, Walt Whitman ou Arthur Rimbaud, poetas da eleição da cantora americana. Tal como o é, de resto, o próprio Pessoa.
Em entrevista ao Ípsilon em 2009, ao falar da sua relação com Portugal, recordou como o seu marido, Fred Sonic Smith, falecido em 1994, lhe costumava dizer que, dada a quantidade de livros de fotografia sobre o Portugal dos anos 1930 que detinha, um dia iria acordar e “começar a falar como um pescador português”. Acrescentou então: “Claro que, como muita gente, adorava Pessoa. Tom Verlaine [vocalista e guitarrista dos Television] e eu costumávamos ler Pessoa o tempo todo, quando éramos novos”.
Na casa Fernando Pessoa, Patti Smith, terminou a visita com um dois-em-um. Pessoa e Whitman. Ou seja, Patti a ler um excerto de Saudação a Walt Whitman, de Álvaro de Campos. O momento ficou registado e foi disponibilizado esta terça-feira na página de Facebook da Casa Fernando Pessoa.
in Público | 29 de setembro de 2015
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público