"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cláudio Garrudo vence Bienal de Coruche

A Bienal de Coruche cuja inauguração ocorreu este sábado atribuiu de forma unânime o primeiro lugar à obra “SORRIA” de Cláudio Garrudo.

A obra “SORRIA” é uma instalação à beira do Rio SORRAIA, foi desenvolvido especificamente para a Bienal de Coruche e é um projecto pensado tendo em conta duas premissas base: interacção com o público e adequação ao local.
Por um lado, a peça “SORRIA” pretende conseguir interagir com a população local e com os visitantes, mesmo que não estejam despertos para a arte contemporânea ou que estejam alheados de outras formas e expressões artísticas e culturais. Por outro, assume a necessidade de uma criação site specific e a não importação de ideias ou conceitos que poderiam vigorar em Coruche ou noutras coordenadas.

Desde 2013 a Bienal de Coruche assumiu de uma forma mais vincada nas ruas da vila o contacto dos públicos de arte e dos meros transeuntes com as diversas expressões artísticas. Esta abordagem de mostrar arte na rua e não arte de rua permite captar novos públicos levando-os ao Museu e, ao mesmo tempo, despertar para outro tipo de intervenções artísticas, assumindo um papel fundamental na criação de públicos e no cruzamento dos mesmos,
Neste sentido, a apresentação do projecto “SORRIA” integra-se nesta linha e vai ao encontro do objectivo e das mais-valias do concelho integrando características deste território.

SORRIA é uma instalação de rua 6x3m em suporte tipo outdoor, de fundo negro com as letras “SORRAIA” feitas em luz. Como o primeiro “A” está intencionalmente apagado criamos uma dupla leitura SORRIA/SORRAIA num clara analogia com o rio local. Com este jogo incitamos o público a sorrir, mesmo numa altura difícil para os portugueses, ao mesmo tempo que trabalhamos sobre as características da região.

A sétima edição da Bienal de Coruche está patrente de 26 de Setembro a 11 de Outubro.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,225,227