"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cláudio Garrudo vence Bienal de Coruche

A Bienal de Coruche cuja inauguração ocorreu este sábado atribuiu de forma unânime o primeiro lugar à obra “SORRIA” de Cláudio Garrudo.

A obra “SORRIA” é uma instalação à beira do Rio SORRAIA, foi desenvolvido especificamente para a Bienal de Coruche e é um projecto pensado tendo em conta duas premissas base: interacção com o público e adequação ao local.
Por um lado, a peça “SORRIA” pretende conseguir interagir com a população local e com os visitantes, mesmo que não estejam despertos para a arte contemporânea ou que estejam alheados de outras formas e expressões artísticas e culturais. Por outro, assume a necessidade de uma criação site specific e a não importação de ideias ou conceitos que poderiam vigorar em Coruche ou noutras coordenadas.

Desde 2013 a Bienal de Coruche assumiu de uma forma mais vincada nas ruas da vila o contacto dos públicos de arte e dos meros transeuntes com as diversas expressões artísticas. Esta abordagem de mostrar arte na rua e não arte de rua permite captar novos públicos levando-os ao Museu e, ao mesmo tempo, despertar para outro tipo de intervenções artísticas, assumindo um papel fundamental na criação de públicos e no cruzamento dos mesmos,
Neste sentido, a apresentação do projecto “SORRIA” integra-se nesta linha e vai ao encontro do objectivo e das mais-valias do concelho integrando características deste território.

SORRIA é uma instalação de rua 6x3m em suporte tipo outdoor, de fundo negro com as letras “SORRAIA” feitas em luz. Como o primeiro “A” está intencionalmente apagado criamos uma dupla leitura SORRIA/SORRAIA num clara analogia com o rio local. Com este jogo incitamos o público a sorrir, mesmo numa altura difícil para os portugueses, ao mesmo tempo que trabalhamos sobre as características da região.

A sétima edição da Bienal de Coruche está patrente de 26 de Setembro a 11 de Outubro.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,290,513