"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Nome das Coisas" e "Navegações"

No próximo dia 24 de setembro chegam às livrarias portuguesas duas novas edições dos livros "O Nome das Coisas" e "Navegações", de Sophia de Mello Breyner Andresen, editados pela Assírio & Alvim.

Novas edições com prefácios de Fernando Cabral Martins e Eucanaã Ferraz

Publicado pela primeira vez em 1977, pela Moraes Editores, O Nome das Coisas, diz-nos Fernando Cabral Martins no prefácio que preparou para esta edição, «[…] parece procurar uma geografia portuguesa e europeia, mas que logo se torna aérea, um espaço misturado de ideias, transmutado em alguma coisa de mais transparente. Desenha uma realidade que serve a uma habitação religiosa do mundo. […].»

O livro Navegações foi publicado pela primeira vez em 1983 pela Imprensa Nacional Casa da Moeda e conta agora com um prefácio de Eucanaã Ferraz, que deste livro certeiramente nos diz que «[…] Aqui, os poemas trazem à cena a gesta ultramarina empreendida pelos portugueses ao longo do que se convencionou chamar expansão marítima, mas também a própria experiência de Sophia como viajante, e de modo mais ou menos explícito, as andanças de outras personagens arrancadas de tempos e situações diversas, como o mítico Preste João, o célebre nauta Bartolomeu Dias e os poetas Luís de Camões, Jorge de Sena e Fernando Pessoa. Assim, os poemas de Navegações formam, de um modo muito livre, uma narrativa de viagem, ou de viagens

Estes dois livros mantêm a antiga ortografia e seguem a fixação de texto conduzida por Carlos Mendes de Sousa e Maria Andresen Sousa Tavares.


Sobre a Autora

Sophia de Mello Breyner Andresen nasce a 6 de novembro de 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa. Tem cinco filhos. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de abril, deputada à Assembleia Constituinte. Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. A sua obra está traduzida em várias línguas. Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa.

 

Título: O Nome das Coisas
Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen
Prefácio: Fernando Cabral  Martins
N.º de Páginas: 112
Acabamento: edição fresada
PVP: 13,30 €

 

Título: Navegações
Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen
Prefácio: Eucanaã Ferraz
N.º de Páginas: 80
Acabamento: edição fresada
PVP: 12,20 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,961,906