"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Novo Banco Revelação para Bruno Zhu

Artista de 23 anos apresenta exposição individual no Museu de Serralves em Novembro.

Segundo o júri, ao trabalho de Bruno Zhu dá usos à fotografia que a aproximam "da manipulação quotidiana a que as imagens estão sujeitas na Internet” | Cortesia: Jeanine Hofland.


Bruno Zhu é o vencedor do Prémio Novo Banco Revelação, que sucede ao Prémio BES Revelação, atribuído desde 2005 a jovens criadores portugueses no campo da fotografia, anunciou esta sexta-feira o Museu de Serralves.

Nascido no Porto, Zhu, de 23 anos, irá receber uma bolsa de produção de 15 mil euros, e a oportunidade de expor individualmente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, já em Novembro.

O premiado foi escolhido por um júri internacional que se reuniu esta semana no Museu de Serralves, composto por Pierre Bal-Blanc, da equipa curatorial da Documenta de Kassel, Michelle Cotton, diretora da Associação Artística de Bona (Bonner Kunstverein) e os curadores do Museu de Serralves Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau.

O júri considerou que o trabalho de Bruno Zhu com a fotografia “aproxima a experiência do espectador da manipulação quotidiana a que as imagens estão sujeitas na atualidade, nomeadamente na Internet”. “Misturando de forma descomplexada referências eruditas e populares”, diz o comunicado do Museu de Serralves, “o artista relaciona a criatividade contemporânea com a fluidez dos media”.

Licenciado em Design de Moda pela Central Saint Martins de Londres, Bruno Zhu frequenta o mestrado em Artes Plásticas no Sandberg Institute em Amesterdão, onde vive atualmente. Este ano, o Prémio Novo Banco Revelação – que se destina a artistas com menos de 30 anos – contou com 72 candidatos. Bruno Zhu foi selecionado de entre quatro finalistas. O prémio, que resulta de uma parceria entre Serralves e o Novo Banco, foi reformulado após a resolução do Banco Espírito Santo.

 

O artista mistura referências eruditas e populares "de forma descomplexada", destacou o júri [DR]


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,291,502