Notícias
Oito Mãos, monumentos com música dentro
Entre setembro e outubro o festival “Oito Mãos, monumentos com música dentro” vai percorrer, pela terceira vez, Trás-os-Montes e Alto Douro.
A 3ª edição de um festival de música e património
Dia 13 de setembro é a data de início, na Igreja Matriz de Barcos, em Tabuaço com encerramento no dia 31 de outubro no castelo de Vila Pouca de Aguiar.
Os oito concertos agendados para esta terceira edição vão pôr em destaque uma vez mais a riqueza monumental da região e a diversidade musical dos quartetos. A informalidade e a adesão de famílias, quer sejam moradores ou turistas, vão marcando este festival que promove desta forma toda a região e se vai posicionando como uma nova oferta cultural e um percurso turístico em Trás-os-Montes e Alto Douro.
A cultura material e imaterial é posta em destaque neste festival que se assume como original e único deste o início. A singularidade e a qualidade cultural demonstradas nas duas primeiras edições valeram o reconhecimento europeu e desta forma Oito Mãos, monumentos com música dentro recebeu este ano o Certificado EFFE Label 2015/2016, da plataforma EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe, passando desta forma a ser reconhecido como um evento de exceção figurando nas listas e guias dos melhores festivais de apoio à Cultura Europeia.
Torre de Moncorvo, Penedono, Freixo de Espada-à-Cinta, Lamego, Vila Real, Tabuaço, Vila Pouca de Aguiar e Mesão Frio são os municípios por onde vão passar os 8 concertos agendados.
Sete diferentes e originais formações em quarteto são propostas para este ano: Lulavai, quarteto de harpas; Tutti Flauti, quarteto de flautas transversais; Claustros Ensemble, quarteto de sopros e percussão; Portocello, quarteto de violoncelos; Artur Caldeira/Quarteto de Guitarras de Braga, quarteto de guitarras clássicas; Arte Mínima, quarteto de flautas de Bisel e Elle Quartet, quarteto de saxofones.
O Festival “Oito mãos, monumentos com música dentro” tem, nesta terceira edição, o apoio dos municípios envolvidos, da Universidade FM e a Antena 2.