"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro Nacional São João abre temporada com teatro comunitário

João Reis, Ricardo Pais e Tiago Rodrigues são alguns dos criadores que vão apresentar os seus novos projetos nos espaços do TNSJ

Apresentação nova temporada 2015/2016

O Teatro Nacional São João (TNSJ) apresentou a programação do primeiro quadrimestre da nova temporada 2015-2016. João Reis, Ricardo Pais, Tiago Rodrigues e João Cardoso são alguns dos criadores que vão apresentar os seus novos trabalhos nos palcos do TNSJ, Teatro Carlos Alberto (TeCA) e Mosteiro de São Bento da Vitória.

Francisca Carneiro Fernandes, presidente do Conselho de Administração do TNSJ, efetuou o balanço da atividade dos espaços do TNSJ, tendo em conta também os condicionalismos decorrentes da crise económica e os cortes de 2012 referentes à indemnização compensatória do Estado aos Teatros Nacionais. Apesar do decréscimo de orçamento para atividade de 48% (entre 2008 e 2015, inclusive), registou-se um crescimento do número de récitas apresentadas de 77% entre 2008 e 2014. O número anual de espectadores está agora (de acordo com as previsões para o fecho deste ano) 37% acima do registado em 2008, e 11% acima do registado em 2012. A taxa de ocupação de sala cresceu 3%, entre 2008 e 2015, e 8%, entre 2012 e 2015.

Novidades na nova temporada 2015-2016

A temporada abre com MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade, que, pela primeira vez, foi acolhido por um equipamento cultural do Porto. O evento, que decorre entre 8 e 13 de setembro, integra espetáculos, oficinas, mostras, lançamentos de livros, documentários, entre outras iniciativas, tendo como mote a inclusão social.

Entre setembro e dezembro, os espaços geridos pelo TNSJ vão acolher 16 espetáculos, cinco dos quais são coproduções e três são estreias – Turandot (estreia nacional), Yuck Factor e Neva. Entre as novidades neste período, destaque para as Quartas-feiras Teóricas, em que um convidado explorará conceitos, espetáculos ou textos sobre o teatro contemporâneo. O primeiro momento, agendado para 14 de outubro, conta com a presença de Francisco Luís Parreira.

Também os projetos educativos são reforçados com a diversificação de atividades. É o caso da oficina de teatro dedicada a jovens até aos 35 anos em situação de desemprego, que decorre entre 12 de outubro e 10 de dezembro, no TNSJ. As já célebres Leituras no Mosteiro arrancam a 15 de setembro, com uma sessão dedicada à dramaturgia contemporânea portuguesa. A partir de outubro, o dramaturgo “residente” será Alan Ayckbourn, o autor anglófono mais representado em todo o mundo.

Outras das preocupações do TNSJ tem passado pelo apoio a projetos inclusivos (o festival MEXE é um dos exemplos), e será alargada aos espetáculos, com a récita de 10 de novembro do espetáculo Madalena, a partir de Frei Luís de Sousa, a contar com tradução em língua gestual. A forte ligação com as escolas prosseguirá com a promoção de ensaios abertos das peças em cena, leituras dramatizadas de obras do plano curricular e até mesmo a possibilidade de agendar conversas com os criadores e atores sobre os espetáculos.

Noite dupla de Ricardo Pais no Teatro Carlos Alberto

A 18 de setembro, o TeCA acolhe uma noite dupla de Ricardo Pais. Às 21h00, decorre a estreia portuense de Meio Corpo – o mais recente trabalho do encenador, a partir da versão livre de um texto encomendado pelo Ensemble Sociedade de Actores a Jacinto Lucas Pires. Segue-se a antestreia do filme al mada nada, realizado por Luís Porto, que se baseia no espetáculo de Ricardo Pais que passou em 2014 e 2015, com enorme sucesso, pelo palco do TNSJ.

Turandot, de Carlos Gozzi, apresentado pela primeira vez em Portugal

A ASSéDIO quebra o ciclo da dramaturgia contemporânea para apresentar em estreia nacional Turandot, a “Tragicómica Fábula Chinesa em Cinco Atos” do veneziano Carlo Gozzi, dramaturgo contemporâneo de Goldoni. Uma obra que vem fascinando criadores de todos os tempos, de Goethe (que viu nela um “aventuroso entrelaçar de destinos humanos”) a Puccini (que dela extraiu o argumento para a sua derradeira ópera). A peça está em cena no TNSJ de 24 de setembro até 11 de outubro.

Tiago RodriguesX2 ou X4 em outubro e novembro

Tiago Rodrigues regressa ao TNSJ com dois espectáculos, ou melhor, quatro, se considerarmos isoladamente Ifigénia (22 a 24 de outubro), Agamémnon (25, 28 e 29 de outubro) e Electra (30 de outubro a 1 de novembro). Três espetáculos diferentes que acompanham os Atridas, família real ateniense, ao longo de várias épocas. Entre 26 novembro e 13 dezembro, o TNSJ acolhe Bovary, uma adaptação da obra-prima Madame Bovary, romance de Gustave Flaubert.

João Reis regressa a Casa, mas como encenador

O percurso de João Reis é indissociável do TNSJ e vice-versa. Desta feita, o ator de muitas das produções da Casa assume o papel de encenador e apresenta Neva, de Guillermo Calderón. Numa Europa em que as ideias e valores nos surgem cada vez mais fragmentados, Neva aborda a utilidade do teatro e dos seus protagonistas em momentos em que a história pede uma voz ou uma visão. O espetáculo estreia-se a 29 de outubro e está em cena no TeCA até 15 de novembro.

Fator Yuck: o instinto de repugnância

EmYuck Factorserá precisamente a comida – a sua distribuição, a sua preparação, o modo de servir, o modo de consumir, as regras implícitas ou definidas por protocolo para estar à mesa com os outros – o mote para falar da difícil construção de uma identidade plural e do perigo da intolerância entre culturas. A nova criação da Visões Úteis é uma estreia absoluta e estará no TeCA de 26 a 29 de novembro.

Teatro(s) da felicidade partindo de Tchékhov

O TNSJ promove no dia 7 de novembro, às 16h00, a conferência Teatro(s) da felicidade, integrada no projeto Fórum do Futuro 2015, comissariado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal doPorto. O evento integra uma projeção de um excerto de O Tio Vânia, de Anton Tchékhov, peça encenada há 10 anos por Nuno Carinhas, e intervenções de Pedro Mexia e do diretor artístico do TNSJ.A conferência contará com o contributo do romancista Frederico Lourenço, da poetisa Matilde Campilho e do filósofo Sousa Dias, estando a moderação a cabo de Pedro Sobrado.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,291,268