"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

ALMADA – Os Painéis, a Geometria e tudo

As entrevistas de António Valdemar a Almada Negreiros reunidas num livro

Almada – Os Painéis, a Geometria e tudo
A Assírio & Alvim publica, a 10 de setembro, Almada – Os Painéis, a Geometria e tudo, o livro que compila as entrevistas (uma delas inédita até hoje) feitas pelo prestigiado jornalista António Valdemar a Almada Negreiros a respeito da sua obra e, muito concretamente, acerca dos intensos e maravilhosos estudos que este fez sobre os Painéis de São Vicente de Fora.
Conforme diz José Manuel dos Santos, no Prefácio a esta edição, «É preciso que o leitor saiba que, ao escolher este livro, acertou em cheio. Este é um livro que desfaz a nossa falta dele. É um livro que torna próximo, reunido e nítido o que até agora estava distante, disperso e desfocado. É um livro que, 55 anos depois, restitui à voz de Almada o seu som escrito mais sonoro, mais sucinto, mais sucessivo (“alto e bom som”, gostava ele de dizer). É um livro atravessado por uma estrada que passa em todos os lugares onde aquele para quem a arte era um todo e o artista um tudo firmou a sua soberania, a sua sabedoria, o seu saque. É um livro de palavras que procuram uma verdade que não é o contrário de uma mentira, mas o oposto de uma outra verdade. É um livro por onde o tempo corre para acompanhar a sua fuga: garrafa arrebatada ao mar fundo do passado, lança atirada à terra seca do presente, nave apontada ao céu alto do futuro (“Até hoje fui sempre futuro”, Almada). É um livro (documento, depoimento e testemunho) que fala da geometria que fala — que fala da geometria que “assim fala”».

Sobre os autores
Almada Negreiros nasceu em São Tomé em 1893, viveu em Portugal e revelou-se como um artista e um escritor polifacetado: artista plástico, poeta, ensaísta, romancista e dramaturgo, associou-se em 1913 ao grupo modernista tendo vindo a formar,  com Pessoa e Sá-Carneiro, o grupo da revista Orpheu. Ao nível da prosa literária, deve-se destacar o seu romance Nome de Guerra, também publicado pela Assírio & Alvim. Faleceu em 1970 em Lisboa.
António Valdemar é um reconhecido jornalista e investigador que, ao longo da sua carreira, trabalhou para diversos jornais de referência em Portugal, tendo entrevistado José de Almada Negreiros em diversas ocasiões. Em 2008 foi laureado com a medalha de honra da Sociedade Portuguesa de Autores.

Título: Almada – Os Painéis, a Geometria e tudo
Autor: Almada Negreiros e António Valdemar
N.º de Páginas: 224
PVP: 15,50 €

Passatempos

Visitas
100,961,350