"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

HANGAR: Atividades em Setembro

São várias as atividades que o Hangar, Centro de Investigação Artística apresenta e desenvolve durante o mês de Setembro.

EXPOSIÇÕES, CINEMA, CONCERTOS, WORKSHOPS E RESIDÊNCIAS EM SETEMBRO

São várias as atividades que o Hangar, Centro de Investigação Artística apresenta e desenvolve durante o mês de Setembro.

Inaugura no próximo dia 25 de Setembro, "Ilha de São Jorge", uma exposição com vídeos de Suleimane Biai + Filipa CésarRui Terneiro + Filipe Branquinho e Tiago Correia-PauloMónica de MirandaIrineu Destourelles, Kiluanji Kia Henda, e René Tavares + Kwame Sousa e curadoria de Paula Nascimento e Stefano Rabolli Pansera. Este projecto, desenvolvido por Beyond Entropy, foi inicialmente concebido para a  Bienal de Arquitetura de 2014 e vai estar patente na galeria do Hangar até ao dia 9 de Outubro. Os vídeos expostos são uma reflexão de como a modernidade foi absorvida nas cinco repúblicas africanas de expressão portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O projeto inclui ainda a apresentação, no dia 5 de Outubro, da  publicação “Ilha de São Jorge”, editada por Paula Nascimento, Stefano Serventi e Ana Vaz Milheiro, uma coleção de textos que prolonga a investigação iniciada com ‘Beyond Entropy Angola’ (2012) e ‘Luanda, Cidade Enciclopédica’ (2013). 

Já a exposição "Sem Título" de João Onofre, chega ao fim no dia 12 de Setembro. 
Esta exposição propõe tratar a utilizaça?o persistente da componente sonora no trabalho de Onofre, reunindo o seu vi?deo mais recente e um objeto sonoro com apresentac?a?o ine?dita em Portugal.

Ciclo de Cinema Angolano, que arrancou no passado mês de Maio, termina nos dias 4 e 5 de Setembro com a exibição de três filmes: "Oxalá Cresçam Pitangas" (2007), de Kiluanje Liberdade e Ondjaki, "Luanda, Fábrica da Música" (2009), de Kiluanje Liberdade e Inês Gonçalves e a curta-metragem "Alambamento" (2011) do realizador Mário Bastos. Este ciclo contempla três janelas temporais do cinema angolano: as políticas culturais do pós-independência, a tentativa de desenvolvimento de novas políticas culturais no pós-guerra e a regência da produção independente.
No dia 11 de Setembro, às 18h, realiza-se a primeira de um conjunto de conversas conversas públicas, onde  se reflete sobre a história recente das Artes Visuais em Portugal: "IMAGEM PROJECTADA - Arte em Portugal - de 1974 à Atualidade". Nesta primeira conversa, Miguel Wandschneider fala sobre o projecto "Slowmotion" no qual propôs uma perspetiva sistemática sobre a utilização do filme e do vídeo pelos artistas portugueses.
O artista moçambicano Mário Macilau está, durante o mês de Setembro, em residência artística no Hangar, no contexto do programa 180º Artistas ao Sul (2015-2018), um programa de residências, com enfoque no contexto artístico e cultural de Lisboa, destinado ao intercâmbio de artistas oriundos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé. No dia 15 de Setembro, às 18h, o artista estará à conversa no Hangar sobre o seu trabalho.    

Durante o mês de Setembro, são ainda desenvolvidos dois workshops de criação artística. Nos dias 12 e 13, Daniel Barroca apresenta Fieldwork, um workshop de desenho como ferramenta de observação e nos dias 26 e 27, João Paulo Serafim realiza Museu Ficção e Criação, um workshop sobre prática artística ligada ao contexto do museu, onde se pretende olhar a instituição museu do ponto de vista da criação.

Com fim do Verão, o Mini-Hangar  propõe a realização de dois ateliers dedicados aos mais novos: "Museu de História Natural e Biologia Inventada", de 7 a 11 de Setembro, para crianças dos 5 aos 12 anos, onde se propõe criar e descobrir um mundo imaginado, cheio de novas espécies, descrevendo das suas características, habitat, e evolução e que inclui uma visita ao Museu de História Natural; e "Mãos à obra: cada casa a seu dono", que resulta de uma parceria com Orfeu Mini e que se realiza no dia 26 de Setembro para maiores 7 anos. Este workshop tem por objetivo criar espaço para conversar sobre os espaços onde vivemos, ampliar a noção do conceito de Casa.
No âmbito da exposição "Ilha de São Jorge" vai realizar-se ainda, no dia 3 de Outubro, entre as 15h e as 17h, um workshop criativo sobre esta exposição, com a orientação de Susana Anágua e Ana de Almeida, para crianças entre os 5 e os 12 anos.

SOBRE O HANGAR
O HANGAR é um Centro de Investigação Artística, um projeto experimental, de reflexão sobre práticas e processos artísticos na área das artes visuais. É um espaço de convergência de diversas áreas e processos criativos contemporâneos e um ponto de confluência de várias geografias, tendo como pano de fundo a cidade de Lisboa. As atividades a desenvolver no HANGAR enquadram-se nos seguintes eixos programáticos: Exposições, Residências Artísticas, Programa de Participação (Serviço Educativo) e Programa de Investigação (Seminários e Edição). As atividades são programadas por forma a constituírem um programa integrado, que interliga estes eixos de forma coesa, e no qual cabem também outras iniciativas mais autónomas. O HANGAR tem direção e coordenação de Ana de Almeida (Educativo), Andreia Páscoa (Produção), Bruno Leitão (Curadoria) e Mónica de Miranda (Direcção Artística).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,292,365