Notícias
Oceanário reforça literacia azul através de nova programação para escolas
Atividades convidam crianças e jovens a olharem para os oceanos como fonte de inspiração para a inovação e criatividade.
O novo ano letivo arranca no Oceanário de Lisboa com uma proposta de 30 atividades destinadas ao público escolar, desde o Pré-escolar ao Secundário. A programação pretende formar alunos e cidadãos no âmbito da “literacia azul”, reforçando a compreensão e o conhecimento do universo marinho e a responsabilidade da gestão e conservação do património natural que os oceanos representam.
Professores e alunos serão desafiados a olhar para os oceanos e para o mundo da biologia marinha como fonte de inspiração para criar soluções que garantam a sustentabilidade do planeta e o bem-estar da humanidade. Uma ciência multidisciplinar, o biomimetismo, que foca o desenvolvimento de novas tecnologias através da aplicação de sistemas biológicos em domínios como a robótica, engenharia, arquitetura, design, medicina, entre outros, constitui a base das novas propostas de atividades. Os conteúdos educativos destes ateliers de biomimetismo têm a validação científica do Departamento de Bioengenharia - Instituto Superior Técnico.
“O Programa de Educação recebeu já 750.000 participantes desde 1999. Desenhamos, em exclusivo para o público escolar, atividades que complementam o currículo do sistema educativo e fornecem aos alunos e professores um vasto leque de conteúdos e materiais que exploram a influência dos oceanos sobre o homem e a consciência do nosso impacto sobre os oceanos, através da integração com a matemática, com as artes, com a literatura, com a história, com a economia, para além da biologia e das ciências naturais. Entre 30 programas diferentes, trazemos uma nova perspetiva sobre os oceanos e desafiaremos os alunos a olhar para o mar como fonte de inspiração no sentido de encontrar soluções sustentáveis para os desafios atuais da humanidade e se pudermos, quem sabe, começar a mudar o mundo” refere a Diretora de Educação do Oceanário de Lisboa, Patricia Filipe.
O Programa de Educação do Oceanário de Lisboa apresenta abordagens diversas, consoante o público-alvo, nível de ensino e conteúdos, vivendo dos formatos:
Visitas teatrais - oferecem a exploração da exposição com um educador marinho que representa um personagem como se de uma peça de teatro se tratasse. Dirigidas e adaptadas ao ensino pré-escolar mas também aos 1º e 2º Ciclos, estas visitas exploram temas como a biodiversidade marinha, as profissões dos oceanos, as adaptações de diferentes animais para viverem no meio aquático e a diversidade de ecossistemas marinhos.
Ateliers com visita - adaptados a todos os níveis de ensino, oferecem aos alunos uma abordagem única a disciplinas como a literatura, a matemática, a economia do mar e às ciências da terra e da vida.
Os conteúdos e atividades desenvolvem-se em sala e culminam na exploração temática da exposição permanente, numa visita guiada exclusiva.
Visitas guiadas - desenhadas para apresentar aos alunos, de uma forma original, o aquário e o seu conceito, os habitats e a biodiversidade de espécies, inspirando à participação numa mudança de atitude perante os oceanos.
Workshops para professores - são ações de formação multidisciplinares dirigidas a professores e educadores, as quais apresentam problemas ambientais da atualidade e os grandes desafios de conservação numa escala mundial, como conteúdos base. Nestas sessões são fornecidas ferramentas e propostas de atividades criadas para alargar horizontes dentro da sala de aula.
Dormindo com os tubarões - a proposta é de passar uma noite em frente ao aquário central na companhia dos grandes tubarões e de aprender tudo sobre estes peixes.
De manhã, com Oceanário ainda fechado, os alunos podem ver como tudo funciona antes da abertura ao público.
Vaivém Oceanário – com atividades de acesso livre e gratuito, este projeto educação ambiental em movimento percorre país com experiências educativas que promovem a descoberta e o conhecimento do mundo marinho. A programação do veículo de educação ambiental do Oceanário é dedicada à exploração do novo mapa “Portugal é Mar”.
No dia 17 de outubro, o Oceanário de Lisboa convida professores e educadores a participarem no evento de apresentação da programação do novo ano letivo. Com atividades interativas e hands-on, no Dia Aberto ao Professor, todos os profissionais de Educação terão oportunidade de experimentar os novos ateliers e visitas teatrais.
Para conhecer as novas propostas e saber mais consulte o Programa de Educação 2015|2016