"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Oceanário reforça literacia azul através de nova programação para escolas

Atividades convidam crianças e jovens a olharem para os oceanos como fonte de inspiração para a inovação e criatividade.


O novo ano letivo arranca no Oceanário de Lisboa com uma proposta de 30 atividades destinadas ao público escolar, desde o Pré-escolar ao Secundário. A programação pretende formar alunos e cidadãos no âmbito da “literacia azul”, reforçando a compreensão e o conhecimento do universo marinho e a responsabilidade da gestão e conservação do património natural que os oceanos representam.

Professores e alunos serão desafiados a olhar para os oceanos e para o mundo da biologia marinha como fonte de inspiração para criar soluções que garantam a sustentabilidade do planeta e o bem-estar da humanidade. Uma ciência multidisciplinar, o biomimetismo, que foca o desenvolvimento de novas tecnologias através da aplicação de sistemas biológicos em domínios como a robótica, engenharia, arquitetura, design, medicina, entre outros, constitui a base das novas propostas de atividades. Os conteúdos educativos destes ateliers de biomimetismo têm a validação científica do Departamento de Bioengenharia - Instituto Superior Técnico.

 

“O Programa de Educação recebeu já 750.000 participantes desde 1999. Desenhamos, em exclusivo para o público escolar, atividades que complementam o currículo do sistema educativo e fornecem aos alunos e professores um vasto leque de conteúdos e materiais que exploram a influência dos oceanos sobre o homem e a consciência do nosso impacto sobre os oceanos, através da integração com a matemática, com as artes, com a literatura, com a história, com a economia, para além da biologia e das ciências naturais. Entre 30 programas diferentes, trazemos uma nova perspetiva sobre os oceanos e desafiaremos os alunos a olhar para o mar como fonte de inspiração no sentido de encontrar soluções sustentáveis para os desafios atuais da humanidade e se pudermos, quem sabe, começar a mudar o mundo” refere a Diretora de Educação do Oceanário de Lisboa, Patricia Filipe.

 

O Programa de Educação do Oceanário de Lisboa apresenta abordagens diversas, consoante o público-alvo, nível de ensino e conteúdos, vivendo dos formatos:

 

Visitas teatrais - oferecem a exploração da exposição com um educador marinho que representa um personagem como se de uma peça de teatro se tratasse. Dirigidas e adaptadas ao ensino pré-escolar mas também aos 1º e 2º Ciclos, estas visitas exploram temas como a biodiversidade marinha, as profissões dos oceanos, as adaptações de diferentes animais para viverem no meio aquático e a diversidade de ecossistemas marinhos.

 

Ateliers com visita - adaptados a todos os níveis de ensino, oferecem aos alunos uma abordagem única a disciplinas como a literatura, a matemática, a economia do mar e às ciências da terra e da vida.

Os conteúdos e atividades desenvolvem-se em sala e culminam na exploração temática da exposição permanente, numa visita guiada exclusiva.

 

Visitas guiadas - desenhadas para apresentar aos alunos, de uma forma original, o aquário e o seu conceito, os habitats e a biodiversidade de espécies, inspirando à participação numa mudança de atitude perante os oceanos.

 

Workshops para professores - são ações de formação multidisciplinares dirigidas a professores e educadores, as quais apresentam problemas ambientais da atualidade e os grandes desafios de conservação numa escala mundial, como conteúdos base. Nestas sessões são fornecidas ferramentas e propostas de atividades criadas para alargar horizontes dentro da sala de aula.

 

Dormindo com os tubarões - a proposta é de passar uma noite em frente ao aquário central na companhia dos grandes tubarões e de aprender tudo sobre estes peixes.

De manhã, com Oceanário ainda fechado, os alunos podem ver como tudo funciona antes da abertura ao público.

 

Vaivém Oceanário – com atividades de acesso livre e gratuito, este projeto educação ambiental em movimento percorre país com experiências educativas que promovem a descoberta e o conhecimento do mundo marinho. A programação do veículo de educação ambiental do Oceanário é dedicada à exploração do novo mapa “Portugal é Mar”.

 

No dia 17 de outubro, o Oceanário de Lisboa convida professores e educadores a participarem no evento de apresentação da programação do novo ano letivo. Com atividades interativas e hands-on, no Dia Aberto ao Professor, todos os profissionais de Educação terão oportunidade de experimentar os novos ateliers e visitas teatrais.

 

Para conhecer as novas propostas e saber mais consulte o Programa de Educação 2015|2016

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,291,878