"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

“Memórias de Timor em Lamego” agora em livro

Disponível em www.museudelamego.pt

Peças de artesanato tradicional timorense e de outras regiões do Oriente, como China ou Indonésia, têm em comum o facto de todas serem oriundas de portugueses que regressaram de Timor até Lamego. O resultado desta união foi “Memórias de Timor em Lamego“, primeiro sob a forma de exposição e agora sob a forma de catálogo, prosseguindo o Museu de Lamego a sua política editorial de privilegiar a disponibilização gratuita e universal de grande parte das suas publicações.

Testemunhos da cultura asiática de finais do século XIX, “Memórias de Timor em Lamego” desenvolve-se em torno de uma réplica miniatural em filigrana de prata da casa tradicional de Lospalos, doada ao museu pela família do General Lemos Pires, último Governador português de Timor Leste.

A esta peça, exposta anualmente por ocasião da independência de Timor (20 de maio) e do desaparecimento do General (22 de maio), juntaram-se em 2015 a doação ao museu do Comandante Humberto Leitão e diversas peças gentilmente cedidas pela família duriense Mascarenhas Gaivão, legado de um dos seus antepassados, Cipriano Forjaz de Sampaio, Governador da colónia entre 1891 e 1893.

Nesta publicação, destaque para a inclusão do fac-símile de um inesperado caderno de capa preta, com textos regulares, manuscritos, precioso registo da correspondência oficial de um Governador acabado de chegar a Timor, agora ao dispor dos investigadores, retrato elucidativo do estado em que Cipriano Forjaz de Sampaio veio a encontrar a colónia.

Ao longo de mais de cem páginas, são ainda abordados, entre outros temas, a arquitetura tradicional timorense, as marionetas de Java e a comunidade chinesa em Timor.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,291,945