"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

À Descoberta do Douro Românico

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, domingo, comemore esta efeméride de uma forma original e inesquecível: uma visita à Rota do Românico usando como meios de transporte o comboio, o barco e o autocarro! 

Esta visita à Rota do Românico terá o seu início na estação ferroviária do Porto (S. Bento) e seguirá pela Linha do Douro até Aregos. Os participantes cruzarão depois o rio Douro na afamada “barca de Aregos” em direção às Caldas de Aregos. Segue-se o transporte em autocarro até ao Mosteiro de Cárquere para visitar este monumento nacional. Após o almoço, tempo ainda para conhecer a original Igreja de São Martinho de Mouros, bem como a Fundação Eça de Queiroz. Motivos de interesse não faltam nesta viagem “À Descoberta do Douro Românico”.
 
Programa
9h10 – Partida da Estação de S. Bento (Porto).
10h41 – Chegada à Estação de Aregos (Baião).
11h00 – Travessia do rio Douro na barca de Aregos
Uma experiência inesquecível entre a estação de caminho de ferro de Aregos (ou Tormes) e as Caldas de Aregos (Resende). As Caldas de Aregos existem desde o século XII, quando D. Mafalda, rainha de Portugal, mandou ali construir uma albergaria, precursora dos diversos balneários termais que se sucederam ao longo dos tempos. Reza a história que para facilitar a passagem do rio, os primeiros reis de Portugal foram criando, para as pobres gentes daquele tempo, as chamadas “barcas de por Deus”, passagens gratuitas em locais onde o povo mais necessitava.
11h30 – Visita ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere (Resende). Segundo a lenda, a fundação do Mosteiro de Cárquere deve-se ao milagre da cura de D. Afonso Henriques, que teria nascido com um defeito nas pernas.
Almoço em Resende.
15h00 – Visita à Igreja de São Martinho de Mouros (Resende). Monumento que se destaca no românico português, a Igreja de São Martinho de Mouros impressiona pela robustez da sua torre-fachada. Porém, não obstante a sua aparência militar, nunca cumpriu funções que não fossem as religiosas. A sua edificação pode ter-se arrastado por vários anos, resultando na cessação do projeto original, que se pensa de três naves e cujo início corresponde ao interior da torre-fachada. No interior destaca-se a capela-mor profundamente alterada na Época Moderna. Passeio pela vila de Resende.
17h00 – Visita à Fundação Eça de Queiroz (Baião). Conheça a vida e obra de Eça de Queiroz através dos seus objetos pessoais, da sua mobília, quadros, fotografias, presentes de amigos e da peça mais emblemática de todo o seu espólio: a sua escrivaninha. 
19h15 – Regresso ao Portoem autocarro. Fim do Programa.
 
Preço por pessoa: 55 euros (IVA incluído). As crianças dos 5 aos 12 anos beneficiam de um desconto de 50%. O preço inclui a viagem de comboio em classe turística, acompanhamento por guia a partir da estação de S. Bento (Porto), travessia do rio Douro na barca de Aregos, transfers, almoço, visita guiada aos monumentos da Rota do Românico e à Fundação Eça de Queiroz, e seguro de acidentes pessoais.
Este programa apenas se realizará com um mínimo de 4 participantes.

Local:  Porto | Baião | Resende

Contactos:  
Rota do Românico | Tel.: (+351) 918 116 488 | E-mail: visitasrr@valsousa.pt
Porto Outside | (+351) 916 066 201 | E-mail: geral@portooutside.com
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,291,870