No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, domingo, comemore esta efeméride de uma forma original e inesquecível: uma visita à Rota do Românico usando como meios de transporte o comboio, o barco e o autocarro!
Esta visita à Rota do Românico terá o seu início na estação ferroviária do Porto (S. Bento) e seguirá pela Linha do Douro até Aregos. Os participantes cruzarão depois o rio Douro na afamada “barca de Aregos” em direção às Caldas de Aregos. Segue-se o transporte em autocarro até ao Mosteiro de Cárquere para visitar este monumento nacional. Após o almoço, tempo ainda para conhecer a original Igreja de São Martinho de Mouros, bem como a Fundação Eça de Queiroz. Motivos de interesse não faltam nesta viagem “À Descoberta do Douro Românico”.
Programa
9h10 – Partida da Estação de S. Bento (Porto).
10h41 – Chegada à Estação de Aregos (Baião).
11h00 – Travessia do rio Douro na barca de Aregos
Uma experiência inesquecível entre a estação de caminho de ferro de Aregos (ou Tormes) e as Caldas de Aregos (Resende). As Caldas de Aregos existem desde o século XII, quando D. Mafalda, rainha de Portugal, mandou ali construir uma albergaria, precursora dos diversos balneários termais que se sucederam ao longo dos tempos. Reza a história que para facilitar a passagem do rio, os primeiros reis de Portugal foram criando, para as pobres gentes daquele tempo, as chamadas “barcas de por Deus”, passagens gratuitas em locais onde o povo mais necessitava.
11h30 – Visita ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere (Resende). Segundo a lenda, a fundação do Mosteiro de Cárquere deve-se ao milagre da cura de D. Afonso Henriques, que teria nascido com um defeito nas pernas.
Almoço em Resende.
15h00 – Visita à Igreja de São Martinho de Mouros (Resende). Monumento que se destaca no românico português, a Igreja de São Martinho de Mouros impressiona pela robustez da sua torre-fachada. Porém, não obstante a sua aparência militar, nunca cumpriu funções que não fossem as religiosas. A sua edificação pode ter-se arrastado por vários anos, resultando na cessação do projeto original, que se pensa de três naves e cujo início corresponde ao interior da torre-fachada. No interior destaca-se a capela-mor profundamente alterada na Época Moderna. Passeio pela vila de Resende.
17h00 – Visita à Fundação Eça de Queiroz (Baião). Conheça a vida e obra de Eça de Queiroz através dos seus objetos pessoais, da sua mobília, quadros, fotografias, presentes de amigos e da peça mais emblemática de todo o seu espólio: a sua escrivaninha.
19h15 – Regresso ao Portoem autocarro. Fim do Programa.
Preço por pessoa: 55 euros (IVA incluído). As crianças dos 5 aos 12 anos beneficiam de um desconto de 50%. O preço inclui a viagem de comboio em classe turística, acompanhamento por guia a partir da estação de S. Bento (Porto), travessia do rio Douro na barca de Aregos, transfers, almoço, visita guiada aos monumentos da Rota do Românico e à Fundação Eça de Queiroz, e seguro de acidentes pessoais.
Este programa apenas se realizará com um mínimo de 4 participantes.
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!