"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Exposição "Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português" prolongada até 20 de setembro

Devido ao grande sucesso da exposição “Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português”, traduzido também no número elevado de pedidos de marcações para visitas guiadas, o MNAA e a Ritmos decidiram adiar a data de fecho da mostra para 20 de setembro.

Josefa de Ayala, ou Josefa de Óbidos, nasce em Sevilha, em 1630. Filha do pintor português Baltazar Gomes Figueira e afilhada do pintor Francisco Herrera vem para Portugal em 1634, quando o pai regressa a Óbidos com a família. Revisitando um tempo essencial para a definição da cultura portuguesa, a exposição “Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português” volta a interrogar o trabalho desta artista que, caso raro em Portugal, alcançou uma aura que lhe sobreviveu, permitindo que um conjunto de obras vasto, e bem preservado, tenha chegado aos dias de hoje.

O êxito de “Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português” permite igualmente anunciar mais uma promissória parceria entre o MNAA e a Ritmos e mais uma grande exposição: “GRECO, ZURBARÁN, GOYA, SOROLLA. Coleção Masaveu: grandes mestres da pintura espanhola”, que estará patente no MNAA de 20 de novembro a 3 de abril 2016.

 

 

FRANCISCO DE ZURBARÁN
Santa Catarina de Alexandria (pormenor)
c. 1640
Óleo sobre tela
© Fundação Maria Cristina Masaveu Peterson




Num projeto especialmente concebido para o MNAA, estarão expostas mais de seis dezenas das melhores e mais emblemáticas obras de uma coleção construída no decurso de três gerações por uma família referencial do tecido económico do país vizinho. Um percurso coerente, entre a Idade Média e o século XX, que desvenda uma poderosa ilustração da própria História da Pintura, num país que para ela contribuiu de forma decisiva. Greco, Zurbarán, Goya e Sorolla são apenas quatro nomes referenciais num percurso que, de Gallego a Ribera ou de Murillo a Fortuny, entre muitos outros, se desdobra de forma absolutamente fascinante.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,291,284