Notícias
Gui Amabis apresenta novo disco
Se no seu primeiro trabalho autoral, o músico e produtor paulistano Gui Amabis foi buscar a ancestralidade nas Memórias luso-africanas, neste terceiro disco, Gui volta mais ruivo do que nunca.
Foto (créditos de José de Holanda)
Gui Amabis volta a presentear-nos com um novo disco, Ruivo em Sangue, que se encontra disponível para download gratuito no site http://www.guiamabis.com.br/
Composto e gravado entre São Paulo e Lisboa, Ruivo em sangue carrega no gene a solidão insólita de caminhar à deriva pelas ruas da capital portuguesa. Os frutos de mais uma investida peregrinatória às suas origens são o fechar de uma “pesquisa” (que vinha sendo feita, lá atrás, desde Trabalhos Carnívoros), a leveza harmónica das composições (algumas delas contaram com a magnitude de um quarteto de cordas) e, sobretudo, uma aproximação maior entre seus parceiros e do seu próprio canto.
Sem perder a densidade e o furor, Ruivo em sangue contrapõe o ar soturno e a introspeção sufocante de Trabalhos Carnívoros, seu segundo projeto, fazendo uso de paisagens solares, temas oníricos e construções categoricamente cinematográficas.
O compositor presente em inúmeras bandas sonoras de produções gringas e brasileiras (como Bruna Surfistinha, Filhos do Carnaval, Alice, PSI, Lord of War, Perfect Stranger, entre outras tantas) agora revela neste disco, arranjado em nove faixas exuberantes e classudas, seu lado dramático, cénico e não menos lírico.
Com a voz um tanto messiânica e escandalosamente precisa, Amabis interpreta suas composições (metade delas são frutos de parcerias firmadas com os músicos e amigos de longa data Dustan Gallas, Regis Damasceno e Marcelo Cabral), declamando potentes poemas visuais e sonoros, carregados de sonhos amorosos, divertidos e metafísicos.
Abstrações musicais sofisticadas, guitarras progressivas e arranjos grandiosos à parte, Ruivo em sangue parece sangrar feridas inventadas por um valente menino “com brilho na vista”, antevendo algo inédito sobre nós mesmos, como num sonho, num susto bom.