"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gui Amabis apresenta novo disco

Se no seu primeiro trabalho autoral, o músico e produtor paulistano Gui Amabis foi buscar a ancestralidade nas Memórias luso-africanas, neste terceiro disco, Gui volta mais ruivo do que nunca.

Foto (créditos de José de Holanda)
Gui Amabis volta a presentear-nos com um novo disco, Ruivo em Sangue, que se encontra disponível para download gratuito no site http://www.guiamabis.com.br/
Composto e gravado entre São Paulo e Lisboa, Ruivo em sangue carrega no gene a solidão insólita de caminhar à deriva pelas ruas da capital portuguesa. Os frutos de mais uma investida peregrinatória às suas origens são o fechar de uma “pesquisa” (que vinha sendo feita, lá atrás, desde Trabalhos Carnívoros), a leveza harmónica das composições (algumas delas contaram com a magnitude de um quarteto de cordas) e, sobretudo, uma aproximação maior entre seus parceiros e do seu próprio canto.
Sem perder a densidade e o furor, Ruivo em sangue contrapõe o ar soturno e a introspeção sufocante de Trabalhos Carnívoros, seu segundo projeto, fazendo uso de paisagens solares, temas oníricos e construções categoricamente cinematográficas.
O compositor presente em inúmeras bandas sonoras de produções gringas e brasileiras (como Bruna Surfistinha, Filhos do Carnaval, Alice, PSI, Lord of War, Perfect Stranger, entre outras tantas) agora revela neste disco, arranjado em nove faixas exuberantes e classudas, seu lado dramático, cénico e não menos lírico.
Com a voz um tanto messiânica e escandalosamente precisa, Amabis interpreta suas composições (metade delas são frutos de parcerias firmadas com os músicos e amigos de longa data Dustan Gallas, Regis Damasceno e Marcelo Cabral), declamando potentes poemas visuais e sonoros, carregados de sonhos amorosos, divertidos e metafísicos.
Abstrações musicais sofisticadas, guitarras progressivas e arranjos grandiosos à parte, Ruivo em sangue parece sangrar feridas inventadas por um valente menino “com brilho na vista”, antevendo algo inédito sobre nós mesmos, como num sonho, num susto bom.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,292,070