"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ciclo In Memoriam

Sessões especiais de homenagem a Alberto Vaz da Silva, Maria Barroso e Nuno Melo, a decorrer na Cinemateca.

ALBERTO VAZ DA SILVA

Alberto Vaz da Silva (1936-2015) fez parte de uma geração brilhante e marcante que emergiu em finais dos anos cinquenta e se torna conhecida no início da década seguinte. Autodenominados “Católicos Progressistas”, tinham em O Tempo e o Modo, revista que criaram de raiz, a sua tribuna. Dela fizeram parte, entre vários outros, João Bénard da Costa, Helena Vaz da Silva, Pedro Tamen, M.S. Lourenço, Nuno Bragança, José Pedro Pinto Leite, Manuel Lucena, Mário Murteira e António Alçada Batista. Alberto Vaz da Silva é, porventura, o menos mediático (sintomaticamente é o único de entre os citados que não tem entrada direta na Wikipédia). A sua prioridade nunca foi fazer uma “carreira”, fosse ela política, artística ou sequer académica. A prioridade para Alberto Vaz da Silva, aquilo que ele, como nenhum outro praticou (porque teorizá-lo é muito fácil), foi a vida, a sua própria vivência. O ideal, a filosofia, a utopia de toda essa geração. Canalizou todo o seu enorme talento e toda a sua energia para estabelecer, com uma lógica irrefutável, as pontes mais improváveis (Palolo e Agustina Bessa-Luís; Freud e Mozart; Proust e Nicholas Ray).
Esporadicamente, muito esporadicamente, Alberto Vaz da Silva escreveu sobre cinema. Sobre filmes e realizadores mas também sobre os Astros ou o Mar. A Cinemateca presta-lhe homenagem, exibindo um dos filmes da sua vida: LOLA de Jacques Demy (excecionalmente acompanhado por um texto de sua autoria, publicado no’Tempo e o Modo em 1963).
A Cinemateca publica no seu sítio web (www.cinemateca.pt) todos os escritos de Alberto Vaz da Silva sobre cinema.

NUNO MELO
Era um dos mais populares atores portugueses, muito pelas suas participações em programas e séries televisivas. Mas tinha também um longo currículo no cinema português, de que era um rosto recorrente desde finais dos anos oitenta. Muitas vezes como secundário, outras, menos, com papel preponderante. Evocamo-lo com três filmes em que foi protagonista: A FILHA de Solveig Nordlund, LOBOS de José Nascimento, e sobretudo O BARÃO, de Edgar Pera, porventura o único filme feito à sua medida. Nuno Melo morreu em junho passado, aos 55 anos.

MARIA BARROSO
Na homenagem que a Cinemateca presta a Maria Barroso (1925-2015) são exibidos três filmes dos mais relevantes da sua filmografia: MUDAR DE VIDA, de Paulo Rocha (1966), BENILDE OU A VIRGEM MÃE e AMOR DE PERDIÇÃO (1974/78) de Manoel de Oliveira.
Na sua vida enquanto atriz, antes do cinema, Maria Barroso tinha feito teatro. Mal finalizou o Curso de Artes Dramáticas do Conservatório Nacional, em 1943 (a par com o curso de Histórico Filosóficas da Faculdade de Letras, como prometera aos pais), entrou para o Teatro D. Maria II. O reconhecimento do público veio com o papel de Benilde na peça de José Régio: Benilde ou Virgem Mãe. Nascia uma jovem atriz num país onde não o pôde ser, a não ser a espaços, e muito longe das medidas das suas faculdades. Aconteceu que, após a apoteose, em A Casa de Bernarda Alba – em que Adela/Maria Barroso, a filha revoltada, partia em cena, com o joelho, um bastão usado pela mãe autoritária, o teatro veio abaixo!, e a censura acordou. A peça foi cancelada e Maria Barroso, claro… afastada do teatro pelo regime. "Até parecia que era Salazar que ela estava a partir", diria Amélia Rey Colaço naquela famosa representação em Santarém. Só voltaria a pisar os palcos 17 anos depois. Em 1966, na peça de Jean Cocteau, A Voz Humana deu-se a sua última representação, no Teatro São Luiz em que, de novo, a peça foi interrompida com violência pela PIDE. Já tinha, por esta altura, forçosamente percebido que “quando se vai à polícia política, fala-se muito pouco, sorri-se muito e mente-se sempre.” Maria Barroso, acompanhando permanentemente o marido, Mário Soares, na vida política conseguiu manter sempre o seu espaço. Espaço dedicado a uma luta constante na defesa da cultura, da liberdade e da justiça. Na convicção absoluta de que era na voz dos poetas que podia encontrar uma forma intransigente e inquebrável de expressão, nunca deixou de dar récitas de poesia, o que muito irritava os censores. Certa vez, quando subia ao estrado, um chefe da polícia a agarrá-la por um braço, diz: "A Senhora está proibida de falar!!!", claro… Maria Barroso diz: “Não posso falar, mas posso recitar!!”
E, precisamente quando o afastamento já parecia definitivo, é em 1966 que Paulo Rocha se lembra de a convidar para o seu filme MUDAR DE VIDA: “Nunca tinha feito cinema. Paulo Rocha veio falar comigo... os diálogos eram maravilhosos”, diz “talvez até os melhores diálogos que o nosso cinema tem tido. Pensei que seria uma experiência a tentar, que me enriqueceria…”. A nós enriqueceu! Maria Barroso compõe, deixa-nos nesse filme, uma das mais comoventes personagens dos verdes anos do cinema português: Júlia, mulher do mar, em que tudo se centra, tudo se quebra: vida e arte, força e fragilidade, silêncio e grito, ausência e exílio, do país que somos, no país que somos: “este nosso bem-querer / só tem fim na sepultura”.
Quando, em 1976, Manoel de Oliveira entende adaptar para cinema Benilde ou a Virgem Mãe, sendo José Régio sua admiração maior, não é de surpreender que se lembrasse de ir buscar, trinta anos depois, os atores do Teatro D. Maria II. Maria Barroso não poderia dizer que não, mas não poderia também repetir o papel do passado, o de Benilde, e no filme faz de Genoveva, a velha criada, atenta e secreta, firme na sua fé. A segunda colaboração com Oliveira não tardou. Em 1978, surge no papel de Madre Superiora no – como diria quem mais defendeu o filme à época – “inadjectivável” AMOR DE PERDIÇÃO. Filme que fez quebrar tantas grades e que tanto tumulto provocou. Talvez também por isto, quando Teresa vai para o convento e a Madre Superiora diz: “Estas grades não se abrem”, a frase, assim dita e por quem é, vai muito além do sentido do momento. Com Manoel de Oliveira fez mais dois filmes: LE SOULIER DE SATIN (1984) e LISBOA CULTURAL (1983). Da sua filmografia consta ainda, de Armando Miranda, o documentário AQUI, PORTUGAL! (1947) e o filme de Manuel Guimarães O CRIME DE ALDEIA VELHA (1963), no qual fez a dobragem da atriz Barbara Laage.

  • PROGRAMAÇÃO

01-09-2015, 15H00 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
LOLA

de Jacques Demy
França, 1960 - 83 min

02-09-2015, 21H30 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
O BARÃO

de Edgar Pera
Portugal, 2011 - 87 min


03-09-2015, 21H30 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
MUDAR DE VIDA

de Paulo Rocha
Portugal, 1966 - 93 min


05-09-2015, 21H30 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
AMOR DE PERDIÇÃO

de Manoel de Oliveira
Portugal, 1978 - 261 min


07-09-2015, 21H30 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
LOBOS

de José Nascimento
Portugal, 2007 - 102 min


08-09-2015, 19H00 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
BENILDE OU A VIRGEM MÃE

de Manoel de Oliveira
Portugal, 1974 - 106 min

10-09-2015, 21H30 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO
A FILHA

de Solveig Nordlund
Portugal, 2003 - 77 min

Mais info: http://www.cinemateca.pt/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,891,466