"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Morreu o pintor Justino Alves

O professor de Belas-Artes tinha 75 anos. Mostrou o seu trabalho em mais de 20 exposições individuais e 60 colectivas.

Cortesia: Miguel Justino Contemporary Art


Morreu, na madrugada desta terça-feira, aos 75 anos, o pintor Justino Alves. O artista, que se notabilizou sobretudo como professor da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, não resistiu a um cancro. A notícia foi confirmada ao PÚBLICO pela Galeria São Mamede, em Lisboa.

Justino Alves nasceu em 1940, no Porto, cidade em que fez a formação artística de base, lê-se na sua nota biográfica do Centro Português de Serigrafia. Director da Academia de Belas-Artes do Funchal entre 1968 e 1970, torna-se, um ano mais tarde, professor da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde esteve, ao longo de décadas, ligado a várias gerações de artistas portugueses. Bolseiro da Fundação Gulbenkian em 1976, foi desenvolvendo a sua carreira de pintor a par da de docente, mostrando o seu trabalho em mais de 20 exposições individuais e 60 colectivas e vendo a sua obra reconhecida com vários prémios nacionais, entre eles o Nacional de Pintura, em 1969.

“Desde muito jovem assumi a Pintura como espaço adequado à sensibilidade que sempre me acompanhou, e o meio por excelência que possibilitaria concretizar uma obra de autor”, escreve o pintor num pequeno texto publicado no site da galeria do seu filho, a Miguel Justino Contemporary Art.

O funeral de Justino Alves sai amanhã da Igreja da Lapa, no Porto, às 16h.

 


in Público | 18 de agosto de 2015
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,291,205