"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Primeira Posição da Batalha de Aljubarrota com Inauguração Oficial

A Primeira Posição da Batalha de Aljubarrota recebeu a sua inauguração oficial, por um elemento do governo, o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco.

Esta inauguração aconteceu no dia em que a Batalha de Aljubarrota comemora os seus 630 anos e a Fundação recebe, por indicação governamental, uma condecoração pelos serviços prestados na valorização do património histórico nacional.  
“Para a Fundação Batalha de Aljubarrota, este é um dia memorável e uma honra para todos os portugueses. Sermos reconhecidos pela valorização histórica que prestamos é sempre um motivo de orgulho, atribuindo a esta Batalha o peso que merece na história do país”, refere Alexandre Patrício Gouveia, Presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota.
Este espaço estará a cargo do CIBA - Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota - que continuará a desenvolver todas as iniciativas e ações de dinamização deste feito histórico, que foi a Batalha de Aljubarrota.
 
João Mareco, Diretor do CIBA, refere que “é importante mostrar a nossa história, ressalvando os pontos em que os portugueses mais se destacaram. Esta é a Batalha que nos deu a independência e, como tal, deve ser não só mostrada como referenciada. No CIBA tentamos dar-lhe o maior realismo possível, tendo em conta todas as ferramentas que dispomos a nível tecnológico e que permitem um conhecimento aprofundado sobre a temática”.
 
Na Primeira Posição da Batalha, é possível ver uma abordagem contemplativa de um momento importante da batalha (o momento do desafio entre as partes), os seus intervenientes principais e as suas relações, bem como as suas ações que tiveram no decorrer daquele período histórico de 1383-85 (ator político).
Este local remete-nos para um plano mais exotérico e contemplativo daquele momento, é também explorado e  mostrado num espetáculo multimédia naquela que foi a grande construção evocativa do Rei de Portugal, D. João I (ex-voto) em agradecimento à vitória na batalha, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória- Mosteiro da Batalha - numa retrospetiva "acelerada" para que o espectador entenda os momentos principais daquela construção, obra-prima da Arte Gótica em Portugal.
 
Primeira Posição da Batalha de Aljubarrota
A 500 m do Mosteiro da Batalha, a 1,5 km do edifício principal do CIBA, ergue-se um edifício singular. Há 600 anos, este foi o primeiro local escolhido por Nuno Álvares Pereira para travar o avanço do exército castelhano. Considerada uma posição inexpugnável, os Castelhanos não quiseram combater neste local e prosseguiram marcha. Viriam a defrontar o exército português horas mais tarde no Campo Militar de São Jorge onde seriam derrotados.
 
Centro de Interpretação da batalha de Aljubarrota
Foi criado em 2002 e tem como objetivo apresentar a Batalha de Aljubarrota ao público, de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante. O Centro dispõe de dois núcleos expositivos dedicados à Batalha, à época em que se inseriu e às descobertas arqueológicas no campo de batalha; um auditório para projeção de um espetáculo multimédia que reconstitui a Batalha e os eventos que a originaram. Comporta, ainda, serviços educativos com um programa variado dirigido não só a escolas, mas a outros grupos, visitantes individuais e famílias.
 
Fundação Batalha de Aljubarrota
A Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA) foi constituída em 2002, com a preocupação de valorizar e dignificar uma parte do património cultural Português associada aos principais campos de batalha existentes em Portugal, recuperando-os e valorizando-os. Existem seis locais históricos, os campos de batalha de Atoleiros (1384), Trancoso (1385), Aljubarrota (1385), Linhas de Elvas (1659), Ameixial (1663) e Montes Claros (1665).
www.fundacao-aljubarrota.pt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,891,170