Notícias
Sabrosa e a região inspiram Rão Kyao para novas melodias
O maior flautista português da atualidade pretende produzir um trabalho musical inspirado no concelho de Sabrosa e na região duriense e transmontana.
A última atuação no Santuário de Nossa Senhora da Azinheira, em São Martinho de Anta, foi a pedra de toque para o “germinar de um grande projeto musical em que as melodias da sua flauta de bambu poderão traduzir a identidade, as vivências e a paisagem destas regiões “.
A beleza paisagística do concelho de Sabrosa de contrastes definidos entre o Douro e a serra e a singeleza dos seus santuários poderão ser uma nota inspiradora para Rão Kyao avançar com este novo desafio musical. “Gostei muito de estar na Senhora da Azinheira, a minha ideia de produzir um novo trabalho ligado ao território duriense e transmontano ganhou mais força pelo que vi e senti na minha atuação. Em breve poderá haver novidades”.
A Câmara Municipal de Sabrosa, promotora do recente espetáculo de Rão Kyao, congratula-se com a intenção do músico português em avançar com o novo projeto inspirando-se também nas mais-valias de atratividade do concelho.
O Presidente do Município, Dr. José Manuel Marques, considerou que a passagem de Rão Kyao por Sabrosa, mais propriamente com o seu espetáculo na Senhora da Azinheira presenciado por cerca de 200 pessoas, deixou “um rasto de alegria, simpatia, em que a música e o culto mariano se harmonizaram, mas serviu igualmente de veículo promocional do próprio espaço e do território. Havia muito público de Vila Real e de outras localidades vizinhas”.
Rão Kyao apresentou neste espetáculo, "Sopro de Vida – Maria", o segundo disco lançado no âmbito do projeto "Sopro de Vida”, cujo objectivo é a divulgação da música litúrgica de autores portugueses.