"A Música Ibérica A Gostar Dela Própria" é o novo projecto do realizador Tiago Pereira
Depois da série documental O povo que ainda canta, Tiago Pereira cria “La música Ibérica queriéndose a si misma - A Música Ibérica A Gostar Dela Própria” com o objectivo de fazer uma série documental da música ibérica começando nas províncias de León, Zamora e Salamanca a convite do músico Jose Luis Gutiérrez García.
"Somos muitos e muitas os que, de um lado e outro da raia, dedicámos tempo a ouvir a música das pessoas mais velhas, a sentir como elas a música que foi o reflexo de alegrias, penas, trabalhos e celebrações do povo. Viva desde sempre, aprendida de geração em geração, a música acompanhou as pessoas que vivem de um lado e de outro de uma fronteira que só existe no papel.
Através das redes sociais, descobrimos um dia o projeto d' A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP), o trabalho documental de Tiago Pereira, e encontrámos do lado português da Península Ibérica o que estamos a fazer desde há muito tempo: ouvir as pessoas mais velhas, visitá-las, procurar as músicas que ainda se cantam, assim como ouvir os músicos de hoje que acreditam nos sons e na música das pessoas mais velhas. Encontrámos neste projeto português uma forma muito pessoal e intima de contar e mostrar esta cultura musical que tanto amamos e valorizamos e uma forma de poder mostrar os testemunhos que tantos vezes ouvimos, para que não se percam quando as pessoas morrerem.
´
Assim, com um objetivo comum e um fascínio pela forma de contar da MPAGDP e partilhando o mesmo amor e interesse por este património musical e cultural que nos une, resolvemos juntar-nos e criar “La música Ibérica queriéndose a si misma- A Música Ibérica A Gostar Dela Própria”. Não foi difícil juntar 10 amigos que conhecem bem os caminhos das aldeias, as pessoas mais idosas que ainda cantam e conhecem a cultura tradicional, assim como as pessoas mais jovens que por esta também se interessam.
O Museu Etnográfico de Castilla y León e o Consórcio de Fomento Musical de Zamora apoiam-nos no inicio deste caminho que esperamos que seja longo e frutífero. Nesta primeira etapa estaremos em gravações entre 15 e 30 de agosto de 2015 nas provincias de León, Zamora e Salamanca, visitando municípios como Aliste, La Maragatería, Laciana, El Bierzo, El Rebollar, terras que desde há mais de cem anos têm atraído compiladores e estudiosos do Folclore".
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!