"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Quim e Manecas fazem 100 anos e dão o mote para o festival AmadoraBD

O Festival Internacional de Banda Desenhada arranca a 23 de Outubro.

Quim e Manecas são duas das personagens mais icónicas de Stuart de Carvalhais [DR]


As personagens Quim e Manecas, criadas pelo caricaturista Stuart de Carvalhais, celebram cem anos e a efeméride marcará o próximo AmadoraBD – Festival Internacional de Banda Desenhada, dedicado ao tema A criança na BD, foi nesta quinta-feira anunciado.

A 26.ª edição acontecerá de 23 de Outubro a 8 de Novembro e a exposição central, no Fórum Luís de Camões, será dedicada aos irmãos Quim e Manecas, duas personagens que apareceram pela primeira vez em 1915, no Século Cómico, o suplemento humorístico do jornal O Século.

O AmadoraBD regressa ao trabalho de Stuart de Carvalhais (1887-1961), desenhador que introduziu a banda desenhada em Portugal, e àquelas duas personagens depois de lhes ter dado destaque em 2010, quando o festival assinalou o centenário da implantação da República.

O comissário da exposição central é o investigador João Paulo de Paiva Boléo, que, em 2010, organizou o livro que reúne cerca de 200 pranchas de Stuart de Carvalhais com as aventuras de Quim e Manecas, publicadas entre 1915 e 1918 naquele jornal.

Em 2010, quando se falou sobre Quim e Manecas nos cem anos da República Portuguesa, João Paulo de Paiva Boléo afirmava que a BD de Stuart de Carvalhais é "uma das grandes obras de arte do século XX".

"A primeira República está toda no Quim e Manecas. Se há uma banda desenhada republicana, em todos os sentidos do termo, é esta", disse Paiva Boléo.

Além de ter publicado n’O Século, o reputado pintor e desenhador publicou trabalhos em jornais como o Diário de Notícias, Diário de Lisboa e A Bola e em revistas como a Sátira e Cara Alegre.

A propósito das duas personagens, no âmbito do festival AmadoraBD, o concurso nacional de banda desenhada tem como tema Uma nova aventura de Quim e Manecas e os concursos de cartoon e ilustração serão subordinados à Declaração dos Direitos da Criança.

Os trabalhos vencedores vão integrar uma das exposições do festival.

Este ano haverá novamente prémios atribuídos às melhores obras de banda desenhada e ilustração para a infância publicadas no mercado nacional (em categorias como melhor álbum, argumento, desenho ou livro de tiras humorísticas).

O prazo de candidatura termina a 7 de Setembro.

O AmadoraBD é o festival de banda desenhada com maior expressão em Portugal e é organizado pela autarquia da Amadora.

 


 

por Lusa e Público | 7 de agosto de 2015
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,292,305