Notícias
Pela primeira vez em 24 anos, festival de jazz de Viana só tem portugueses
6 a 8 de Agosto
Fotografia © DR
"Temos um conjunto de músicos e projetos que são do melhor que se faz no mundo"
David Martins
O Festival "Jazz na Praça da Erva", em Viana do Castelo, começa na quinta-feira com um cartaz composto, pela primeira em vez em 24 anos, apenas por projetos nacionais, disse hoje à Lusa a organização.
"Neste momento, temos um conjunto de músicos e projetos que são do melhor que se faz no mundo. A realidade do jazz em 24 anos evoluiu em Portugal, e neste momento temos músicos de craveira internacional. Embora tratando-se de projetos nacionais, dois deles são de projeção internacional", explicou o promotor do evento, David Martins.
Este ano o festival, entre 06 e 08 de agosto, vai acontecer apenas na Praça da Erva, "no mítico palco que o viu nascer e lhe deu o nome". Os concertos, todos gratuitos vão trazer à capital do Alto Minho quatro diferentes projetos de jazz.
Em edições anteriores, a organização chegou a realizar concertos noutros espaços da cidade, entre eles, o teatro municipal Sá de Miranda.
O programa do festival abre na quinta-feira, às 22:30, com a atuação dos Metamorphosis, um projeto liderado pelo trompetista brasileiro Gileno Santana. Na sexta-feira, à mesma hora, será a vez dos G Project, uma formação portuense de Gipsy Jazz liderado pelo guitarrista de Viana do Castelo Ricardo Ferreira da Silva.
No sábado, último dia do festival, realizam-se dois concertos. O primeiro às 22:00 com Guitolão e Contrabaixo, e o segundo às 23:00, com a Orquestra Fina.
"É difícil destacar um cabeça de cartaz porque são quatro projetos do melhor que se faz no nosso país", afirmou David Martins.
Organizado pela Câmara Municipal, com produção e direção artística de David Martins, o "Jazz na Praça da Erva" que se realiza desde 1992 contando com as participações de Billy Cobham, Burdette Becks, Carles Benavent, Danny Gotlieb, Harmony Central, Jeff Berlin, Joey Defrancesco, Jorge Pardo, Maceo Parker, Miroslav Vitous, Noveccento, Richard Galiano e Stanley Jordan, entre outros.
por Lusa, in Diário de Notícias | 5 de agosto de 2015
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias