Notícias
Teatro Nacional São João de portas abertas no mês de agosto
Visitas guiadas de terça-feira a sábado
Desde janeiro, o edifício contou com mais de 1.100 visitantes. Franceses, espanhóis e brasileiros são os estrangeiros que mais procuram o TNSJ
A programação do primeiro trimestre da nova temporada do Teatro Nacional São João (TNSJ) é conhecida apenas no início de setembro, mas, até lá, o edifício, considerado um marco arquitetónico da cidade do Porto, está de portas abertas a todos os que o queiram visitar. A obra do arquiteto Marques da Silva pode continuar a ser apreciada na plenitude através das visitas guiadas em quatro línguas – português, inglês, francês e espanhol –, que permitem conhecer os bastidores do TNSJ, bem como as histórias dos espaços e dos inúmeros artistas que já pisaram o palco emblemático da instituição.
Após a reabilitação da fachada, há cerca de um ano, o Teatro Nacional São João foi devolvido à cidade em toda a sua magnificência e tem vindo a ser procurado por um número crescente de turistas. Desde janeiro, e após a aposta no reforço das visitas guiadas, o TNSJ contabilizou mais de 1.100 visitantes, sendo 77 por cento de nacionalidade portuguesa e os restantes 23 por cento turistas internacionais. Dos visitantes estrangeiros, franceses, espanhóis e brasileiros integram o TOP 3 das nacionalidades que mais têm visitado o TNSJ, que conta ainda com turistas oriundos de destinos tão distintos como Canadá, Coreia do Sul ou México.
O edifício do TNSJ, com mais de dois séculos de história, foi a primeira construção de raiz no Porto exclusivamente destinada à apresentação de espetáculos. Desde a sua inauguração, em 1798, o TNSJ passou por diferentes fases e superou um incêndio que haveria por destruir por completo a sua estrutura. As visitas ao TNSJ decorrem de terça-feira a sábado, às 12h30. O preço de inscrição é de cinco euros, por pessoa. As crianças até aos 10 anos têm entrada gratuita, desde que acompanhadas de adultos.
Estratégia para a captação de público estrangeiro
Além da dinamização das visitas guiadas, o TNSJ tem vindo a promover outras ações complementares, com vista à captação de público estrangeiro. Desde o início do ano, a grande maioria dos espetáculos é legendada, permitindo alargar o público-alvo da programação dos espaços geridos pelo TNSJ, que incluem ainda o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória.
O TNSJ tem também mantido uma relação próxima com outras entidades culturais da cidade. Recentemente, lançou, juntamente com a Fundação de Serralves e a Fundação Casa da Música, um bilhete conjunto que garante a visita aos três espaços a um preço mais acessível. Por apenas 14,50 euros – os bilhetes comprados separadamente teriam o valor de 19,50 euros –, os turistas nacionais e internacionais podem conhecer em pormenor as três instituições culturais mais relevantes do Porto, que têm desempenhado um papel preponderante na promoção cultural da cidade e na formação de públicos nas diferentes vertentes artísticas.