"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Andanças celebra 20 anos em Castelo de Vide

Festival reúne durante uma semana ritmos e coreografias de todos os continentes.

Momento da edição do ano passado do festival de Castelo de Vide [António Carrapato]

 

O festival Andanças celebra o 20.º aniversário com sete dias de dança, música, partilha e festa, a partir desta segunda-feira, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre.

Promovido pela Associação para a Promoção da Música e Dança PédeXumbo, o Andanças - Festival Internacional de Danças Populares espera receber cerca de 40 mil visitantes até domingo, numa área de 28 hectares, junto à albufeira de Póvoa e Meadas.

"Estamos a festejar os 20 anos e temos mais oferta cultural para os visitantes", disse à agência Lusa a coordenadora da iniciativa, Ana Martins, indicando que a 20.ª edição do certame reúne cerca de mil artistas de todo o mundo.

O Andanças é um festival que assenta em "quatro pilares": dança/música, voluntariado, comunidade e ambiente/sustentabilidade.

Contando, na parte logística, com cerca de mil pessoas, incluindo uma "grande fatia" de voluntários, o festival desafia os visitantes a "abandonar" a postura de espectadores para poderem assumir um "papel ativo" nas atividades realizadas, nota Ana Martins.

De acordo com a organização, este ano vai também ser criado um novo espaço, inspirado nos palcos tradicionais de encontro e de interação social pela dança. "O palco Terreiro é a novidade; nele vão decorrer apresentações de projetos musicais mais ligados à ruralidade, à tradição pura e dura", disse Ana Martins.

Com cerca de 500 atividades artísticas espalhadas pelo recinto, o Andanças vai também contar este ano, pela primeira vez, com uma feira de instrumentos tradicionais, onde os construtores de instrumentos irão mostrar e vender os seus trabalhos, partilhando técnicas e conhecimentos com os festivaleiros.

Pelos 11 espaços programados do festival vão passar mais de 50 grupos e projetos musicais, num total de mil artistas, havendo ainda espaço para a realização de oficinas de dança durante o dia e bailes à noite.

As "mais de 130 oficinas de dança" vão oferecer ritmos e coreografias dos vários continentes, com danças tão diferentes quanto tarantelas de Itália, círculos dos Balcãs, mazurcas da Polónia, urbanas, clássicas indianas, afro-colombianas, sapateado, forró, samba, bachata, swing, rock 'n' roll, cabo-verdianas, angolanas, africanas tribais, galegas, bascas, mirandesas e açorianas, entre outras.

De acordo com Ana Martins, na última edição, o Andanças recebeu "cerca de três mil crianças" e este ano vai contar com um espaço "privilegiado" para os mais novos e respetivas famílias, tendo sido criadas oficinas de dança nas vertentes de capoeira, colombianas, indianas, moçambicanas, portuguesas e urbanas, entre outras.

Segundo o presidente do município de Castelo de Vide, António Pita, o festival assume "uma importância muito grande" na economia da região, sobretudo nos sectores turístico e hoteleiro. "Neste momento, começa já a escassear a resposta à muita procura para pernoita, não só nos hotéis, como também em casas particulares, pois há uma maior adesão de pessoas que preferem ficar em casas para alugar", acrescentou o autarca.

Além da música e da dança, o Andanças tem ainda para oferecer aos visitantes oficinas de artes plásticas, gastronomia e artes e ofícios, além de cinema, sessões de contos, oficinas de naturalistas, circo e teatro.

 

 

por LUSA, in Público | 3 de agosto de 2015
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,891,430