"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O Primeiro verão" volta a representar Portugal na China

Passa entre os quatro filmes europeus apresentados no FIRST International Film Festival Xining. 

A primeira longa metragem de Adriano Mendes, com produção independente autofinanciada a cargo da Zêzere, passa entre os quatro filmes europeus apresentados no FIRST International Film Festival Xining (ao lado de Kreuzweg, Ida e W Zappatore).

Depois do IndieLisboa'14 e dos prémios. A estreia internacional foi no 17.º festival de Xangai. O filme continua uma viagem alucinante pelos festivais internacionais, de Moscovo, Mumbai a Indianapolis e Bogotá, conquistando alguns prémios. A 9 de julho estreou nas salas portuguesas e continua em exibição, pela 4ª Semana (até 5 de agosto), no Cinema City Alvalade (Lisboa). No verão as coisas têm um ritmo próprio e não é certo que a estação seguinte perpetue a leveza desses dias quentes e livres. É por isso a altura perfeita para (re)ver este filme sobre o primeiro amor.

‘O Primeiro verão’ nos cinemas
O filme ‘O Primeiro verão’ vai estar em várias salas do país, entre julho e setembro.

Já em agenda os dias 10 e 11 na Sertã, 13 em Castelo Branco e Portalegre.
A história do filme centra-se em Isabel e Miguel dois jovens que têm a vida pela frente. Um dia conhecem-se numa aula de condução e tornam-se amigos. O que a princípio não passava de uma amizade como qualquer outra, depressa se transforma num amor profundo. Inseparáveis durante todo aquele verão, eles vivem cada momento como se fosse o único. Cada dia se sentem mais próximos e parece que nada os poderá separar. Porém, com a chegada do outono, tudo se altera…

Esta “pérola de simplicidade” desenrola-se no interior de Portugal, um drama “de uma sinceridade desarmante” que continua a dar a volta ao mundo no circuito dos festivais. Passou por oito países e venceu seis prémios.

É a primeira longa do jovem realizador Adriano Mendes, uma produção independente a cargo de Rui Mendes, protagonizada por Anabela Caetano. O filme destacou-se no IndieLisboa 2014, onde estreou e recebeu o Prémio TAP para Melhor Longa Metragem Portuguesa de Ficção e o Prémio Restart para Melhor Filme da Secção Novíssimos. A estreia internacional foi no 17º Festival de Xangai e, quase em simultâneo, representou Portugal no 36º Festival de Moscovo. Foi distinguido com o Prémio Melhor Atriz Principal (Anabela Caetano) na Figueira da Foz, Prémio Revelação no festival Caminhos, em Coimbra, e Melhor Filme Europeu em Roma. Em julho vai estar em competição internacional nos EUA (Indy Film Fest), em Pequim no First International Film Festival e, em agosto / setembro, na África do Sul e em Bruxelas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,298,321