Notícias
"O Primeiro verão" volta a representar Portugal na China
Passa entre os quatro filmes europeus apresentados no FIRST International Film Festival Xining.
A primeira longa metragem de Adriano Mendes, com produção independente autofinanciada a cargo da Zêzere, passa entre os quatro filmes europeus apresentados no FIRST International Film Festival Xining (ao lado de Kreuzweg, Ida e W Zappatore).
Depois do IndieLisboa'14 e dos prémios. A estreia internacional foi no 17.º festival de Xangai. O filme continua uma viagem alucinante pelos festivais internacionais, de Moscovo, Mumbai a Indianapolis e Bogotá, conquistando alguns prémios. A 9 de julho estreou nas salas portuguesas e continua em exibição, pela 4ª Semana (até 5 de agosto), no Cinema City Alvalade (Lisboa). No verão as coisas têm um ritmo próprio e não é certo que a estação seguinte perpetue a leveza desses dias quentes e livres. É por isso a altura perfeita para (re)ver este filme sobre o primeiro amor.
‘O Primeiro verão’ nos cinemas
O filme ‘O Primeiro verão’ vai estar em várias salas do país, entre julho e setembro.
Já em agenda os dias 10 e 11 na Sertã, 13 em Castelo Branco e Portalegre.
A história do filme centra-se em Isabel e Miguel dois jovens que têm a vida pela frente. Um dia conhecem-se numa aula de condução e tornam-se amigos. O que a princípio não passava de uma amizade como qualquer outra, depressa se transforma num amor profundo. Inseparáveis durante todo aquele verão, eles vivem cada momento como se fosse o único. Cada dia se sentem mais próximos e parece que nada os poderá separar. Porém, com a chegada do outono, tudo se altera…
Esta “pérola de simplicidade” desenrola-se no interior de Portugal, um drama “de uma sinceridade desarmante” que continua a dar a volta ao mundo no circuito dos festivais. Passou por oito países e venceu seis prémios.
É a primeira longa do jovem realizador Adriano Mendes, uma produção independente a cargo de Rui Mendes, protagonizada por Anabela Caetano. O filme destacou-se no IndieLisboa 2014, onde estreou e recebeu o Prémio TAP para Melhor Longa Metragem Portuguesa de Ficção e o Prémio Restart para Melhor Filme da Secção Novíssimos. A estreia internacional foi no 17º Festival de Xangai e, quase em simultâneo, representou Portugal no 36º Festival de Moscovo. Foi distinguido com o Prémio Melhor Atriz Principal (Anabela Caetano) na Figueira da Foz, Prémio Revelação no festival Caminhos, em Coimbra, e Melhor Filme Europeu em Roma. Em julho vai estar em competição internacional nos EUA (Indy Film Fest), em Pequim no First International Film Festival e, em agosto / setembro, na África do Sul e em Bruxelas.